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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 6-May-2016
metadata.dc.creator: LADISLAU, Antonio Pereira
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
SEMED/Breves - Secretaria Municipal de Educação
UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: TOMA, Marina Yassuko
Title: Indicadores da qualidade da educação no município de Breves: uma análise sobre o ensino fundamental a partir da visão de professores de Português e Matemática
Citation: LADISLAU, Antônio Pereira. Indicadores da qualidade da educação no município de Breves: uma análise sobre o ensino fundamental a partir da visão de professores de Português e Matemática. Orientadora: Marina Yassuko Toma. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11217. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar os indicadores da qualidade do Ensino Fundamental do Município de Breves, na visão dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, procurando constatar como a falta do uso desses indicadores pela comunidade escolar em seus planejamentos está contribuindo para o baixo desempenho do desenvolvimento da educação básica no município de Breves. A pesquisa, de natureza descritiva, foi realizada junto a 91 professores de Português e Matemática do Ensino Fundamental da série inicial (5º ano) e série final (8ª série), sendo 47 professores da zona urbana e 44 da zona rural. Os resultados obtidos demonstraram que o perfil dos profissionais da educação brevense é relativamente jovem, tendo em vista que quase metade dos respondentes (49,45%) corresponde a uma faixa etária entre 30 a 39 anos, e 82 (90,11%) estão entre 25 a 49 anos, com uma média de 12 anos de trabalho. Além disso, possuem uma estabilidade profissional, já que 78 (85,71%) são concursados. O resultado mostrou, ainda, que 85 (93,41%) respondentes do quadro têm nível superior e/ou especialização, o que possibilita uma continuidade no que diz respeito a um planejamento com metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. No entanto, os indicadores educacionais que apontam para o desempenho da qualidade de ensino não são discutidos pela comunidade escolar, fato apontado pela maioria dos professores da zona rural e da zona urbana. Foi também averiguado que os diretores/coordenações pedagógicas não discutem as metas educacionais com os professores, realidade essa assinalada pela maioria dos entrevistados da zona rural. Se os indicadores educacionais não são discutidos nos planejamentos pedagógicos com os professores e se não há uma participação efetiva dos pais no seio da comunidade escolar, fica comprometida a participação dos professores frente às avaliações nacionais da qualidade da educação, auferida pelo governo brasileiro, nas unidades escolares
Abstract: This study aims to analyze the indicators of Elementary Education quality in Breves city, in Portuguese and Mathematics teachers' view, looking to find how the lack of use of these indicators by the school community in their planning have been contributing to a low performance of basic education development in Breves city. The research, a descriptive one, it was carried out with 91 Portuguese and Mathematics teachers from elementary school, the 5th grade and 8th grade, 47 teachers from urban and 44 rural area. The results showed that the profile of the education professional from Breves is relatively young, In view of that almost the half of the respondents (49,45%) corresponds to an age group between 30 to 39 years old, and 82 (90,11%) are between 25 to 49 years old, with an average of 12 years of work. Besides they have a professional stability, since 78 (85,71%) had made a contest. The result also showed that 85 (93,41%) of the respondents have Higher Education and or Specialization, which allows continuity with regard to a plan with targets to be achieved in the short, medium and long time. However, the educational indicators that point to the performance of teaching quality are not discussed by the school community, a fact which is pointed out by the most teachers from rural and urban areas. It was also ascertained that the director / educational coordinator not discuss the educational targets with the teachers, this reality marked by the majority of respondents from rural areas. If the educational indicators are not discussed in educational planning with teachers and there is no effective participation of parents within the school community, it is committed the participation of the teachers in front of the national education quality assessments, earned by the Brazilian government, at school institutions
Keywords: Qualidade da educação - Breves (PA)
Ensino fundamental - Avaliação - Breves (PA)
Ensino - Português - Breves (PA)
Ensino - Matemática – Breves (PA)
Indicadores
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

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