Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11241
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Zélia Mônica Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T16:38:02Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T16:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Zélia Mônica Lima dos Santos. Literatura no Ensino Fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11241. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11241 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-06-04T16:37:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_LiteraturaEnsinoFundamental.pdf: 9683812 bytes, checksum: 6ed43daa42f2c6278d48070d584bd0db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-06-04T16:38:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_LiteraturaEnsinoFundamental.pdf: 9683812 bytes, checksum: 6ed43daa42f2c6278d48070d584bd0db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-04T16:38:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_LiteraturaEnsinoFundamental.pdf: 9683812 bytes, checksum: 6ed43daa42f2c6278d48070d584bd0db (MD5) Previous issue date: 2018-04-18 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Contos amazônicos | pt_BR |
dc.subject | Contos na escola | pt_BR |
dc.title | Literatura no Ensino Fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/864017834350722 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4285899733495484 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, intitulada Literatura no ensino fundamental: uma proposta para leitura e produção de contos, pretende evidenciar a questão da leitura de textos literários nas escolas de ensino fundamental e propor um conjunto de atividades centradas na leitura dos Contos amazônicos de Inglês de Sousa, numa perspectiva interacionista, tendo como público alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública. Para sua efetivação, fundamentou-se no referencial teórico constituído por Candido (1995) e Todorov (2009), sobre a relevância da literatura para a formação da personalidade humana; Zilberman (1991), Lajolo (2000), Girotto & Souza (2010), Dalvi (2012) e Cosson (2014) nas reflexões sobre o lugar da literatura na escola, Gotlib (1995) sobre o gênero conto, além de documentos oficiais, como os PCN (1998). A partir daí, realizaram-se entrevistas com professores e discentes do nono ano da escola alvo a fim de diagnosticar como a leitura de literatura é vista e vem comparecendo na escola. Enfim, baseado no marco teórico e no diagnóstico, procedeu-se o projeto de leitura incluindo etapa de motivação, leitura de três contos da coletânea de Sousa (2004) – ―Voluntário‖, ―Acauã‖ e ―O rebelde‖ – e socialização, através de debates e produção escrita de narrativas curtas com vistas de divulgação à comunidade escolar. Ao final do trabalho, foi possível concluir que a leitura literária, quando mediada adequadamente na escola, constitui importante instrumento de formação e engajamento, pois permite ao estudante imaginar, expressar-se, dialogar com o texto, percebendo como a materialidade do texto literário inscreve-se na sua vida tanto no aspecto coletivo, quanto no individual. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.description.resume | Cette dissertation intitulée "Littérature à l'école primaire: une proposition pour la lecture et la production de contes", vise à se concentrer sur la lecture de textes littéraires dans lês écoles primaires et à proposer un ensemble d'activités axées sur la lecture dês Contos Amazônicos de Inglês de Souza dans une perspective interactionniste, ciblant lês élèves de la neuvièmeannée de l'école publique. Pour son efficacité, Il était base sur le cadre théorique constitué par Candido (1995) et Tododrov (2009), sur la pertinence de la littérature pour la formation de la personnalité humaine ; Zimerman (1991), Lajolo (2000), Girotto& Souza (2010), Dalvi (2012) e Cosson (2014) il était également base sur lês réflexions à propos de la place de la litterature dans lês écoles, Gotlib (1995) sur genre textuel conte, aussi comme d‘autres documents officiels tels que le PCN (1998). À partir de cette idée desentrevue sont été réalisées avec les enseignants et les élèves de la neuvièmeannée de l‘écolecible à fin de diagnostiquer comment la lecture de la litterature est aperçue et comment se passe as manifestation dans l‘école. Finalement base sur le cadre théorique et sur le résultat, le projet a été réalisé, y compris une étape de motivation , la lecture de trois contes litteraires de la colection de Inglês de Souza-"Voluntário", "Acauã" et "O rebelde"- et socialisation àtravers dês débats et la production écrite de courts récits à fin de réaliser la divulgation à la communaut éscolaire. À la fin de l'étude, il a été possible de conclure que la lecture littéraire, lorsqu'elle est convenablement médiatisée à l'école, est um outil pédagogique important de formation et d‘engagement, puis qu'elle permet à l'élève d‘imaginer, de s'exprimer, de discuter avec le texte, de perce voir la matérialité du texte littéraire dans as vie à la fois dans le collectif et dans l'individu. | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | LINGUAGENS E LETRAMENTOS | pt_BR |
dc.description.affiliation | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_LiteraturaEnsinoFundamental.pdf | 9,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons