SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-07-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

PINHEIRO, Débora Cardoso. Musicalizando a dança: em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921. Acesso em:.

DOI

Sinfonia MUSDAN faz menção às iniciais do título desta pesquisa, tal como encontram-se em destaque, e trata da intenção de se fazer MUSicalizar a DANça com vistas a satisfazer as necessidades musicais desta área de conhecimento, levando em consideração as vivências na disciplina ¿Música e Dança¿ do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Destaca-se como objetivo geral: Investigar formas de conceber um ensino e aprendizagem a partir do estudo das possibilidades de movimento do corpo, em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos em dança. Para tanto, foram experimentadas em laboratório formas de relacionar Dança e Música em um só fazer, entrelaçando Fatores de Movimento (LABAN, 1989) e Parâmetros do Som (SCHAFER, 1991), de modo que alguns elementos da música fossem compreendidos através dos movimentos do corpo, da própria dança. Para isso, foram aplicadas as perspectivas e princípios de autores como: Klauss Vianna, Ciane Fernandes, que falam sobre consciência corporal e estudo dos movimentos corporais; Fayga Ostrower, Lenora Lobo e Cássia Navas e Sonia Rangel, que falam sobre processos de criação; Jaques- Dalcroze, Marisa Fonterrada, Teresa Mateiro e Beatriz Ilari, que falam sobre as pedagogias em educação musical; Maria Fux, Maria Mommensohn e Paulo Petrella, que falam sobre a relação entre música e dança. Além destes, utiliza-se Bakhtin, como um meio para que se faça compreender a concepção de diálogo estabelecida entre as duas artes. A pesquisa revelou caminhos para uma apropriação da música pela dança e por meio dela, tanto para professores, quanto para alunos, artistas da dança e coreógrafos, de modo que estes possam desfrutar conscientemente de outras possibilidades de pensar seus processos.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

PINHEIRO, Débora Cardoso. Musicalizando a dança: em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921. Acesso em:.