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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11956
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 16-Aug-2019 |
metadata.dc.creator: | SILVA, Rodrigo Veiga da |
metadata.dc.description.affiliation: | IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | AFFONSO, Carolina de Mattos |
Title: | Regulação de tensão e frequência em micro-redes ilhadas com veículos elétricos e geração distribuída utilizando otimização por enxame de partículas |
Other Titles: | Voltage and frequency regulation in micro-networks with electric vehicles and distributed generation using particle swarm optimization |
Citation: | SILVA, Rodrigo Veiga da. Regulação de tensão e frequência em micro-redes ilhadas com veículos elétricos e geração distribuída utilizando otimização por enxame de partículas. Orientadora: Carolina de Mattos Affonso. 2019. .88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11956. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta uma implementação de controle de frequência e tensão para uma micro-rede ilhada e regulada por droop através do algoritmo de fluxo de carga adaptado para micro-redes e intitulado DBFS(em inglês, Direct Backward/Forward Sweep Load Flow) modelado como um problema de otimização resolvido pela técnica de otimização por enxame de partículas PSO (em inglês, Particle Swarm Optimization). O PSO, aliado à capacidade V2G (em inglês, Vehicle-to-Grid) de veículos elétricos, reajusta as características de droop para melhorar os desvios de frequência e tensão de regime permanente da micro-rede, funcionando, assim, como uma ação de controle secundário. As simulações foram realizadas em um sistema de distribuição de 33 barras ilhado, com geração distribuída e veículos elétricos operando em um período de 24 horas. Os resultados demonstraram que a proposta de controle secundário, fundamentada em PSO, se mostrou versátil e eficiente frente as variações de carga e geração do sistema. |
Abstract: | This workpresents afrequency and voltage control implementation for a droop-regulated islanded microgrid through Direct Backward Forward Sweep Load-Flow Method (DBFS) modeled as a particle swarm optimization (PSO) problem. The PSO –allied with the Vehicle-to-Grid (V2G) technology of electric vehicles–controls the microgrid droop features to improve its steady-state frequency and voltage. Thus, working as a secondary control action. Simulations are performed in a 33-bus distribution system with distributed generators and electric vehicles operating over a 24-hour period.Theproposal of secondary control, based on PSO, proved to be versatile and efficient in face of load and generation variations. |
Keywords: | Micro-redes Controle de queda Veículos elétricos Regulação de frequência Algoritmo DBFS (Fluxo de carga varredura direta para trás/para frente) PSO (Otimização de enxame de partículas) Microgrids Droop control Electric vehicles DBFS algorithm (Direct backward foward sweep) PSO (Particle swarm optimization) Frequency regulation |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | COMPUTAÇÃO APLICADA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | SISTEMAS DE POTÊNCIA |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC |
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