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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11956
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 16-Ago-2019 |
Autor(es): | SILVA, Rodrigo Veiga da |
Afiliação do(s) Autor(es): | IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | AFFONSO, Carolina de Mattos |
Título: | Regulação de tensão e frequência em micro-redes ilhadas com veículos elétricos e geração distribuída utilizando otimização por enxame de partículas |
Título(s) alternativo(s): | Voltage and frequency regulation in micro-networks with electric vehicles and distributed generation using particle swarm optimization |
Citar como: | SILVA, Rodrigo Veiga da. Regulação de tensão e frequência em micro-redes ilhadas com veículos elétricos e geração distribuída utilizando otimização por enxame de partículas. Orientadora: Carolina de Mattos Affonso. 2019. .88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11956. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma implementação de controle de frequência e tensão para uma micro-rede ilhada e regulada por droop através do algoritmo de fluxo de carga adaptado para micro-redes e intitulado DBFS(em inglês, Direct Backward/Forward Sweep Load Flow) modelado como um problema de otimização resolvido pela técnica de otimização por enxame de partículas PSO (em inglês, Particle Swarm Optimization). O PSO, aliado à capacidade V2G (em inglês, Vehicle-to-Grid) de veículos elétricos, reajusta as características de droop para melhorar os desvios de frequência e tensão de regime permanente da micro-rede, funcionando, assim, como uma ação de controle secundário. As simulações foram realizadas em um sistema de distribuição de 33 barras ilhado, com geração distribuída e veículos elétricos operando em um período de 24 horas. Os resultados demonstraram que a proposta de controle secundário, fundamentada em PSO, se mostrou versátil e eficiente frente as variações de carga e geração do sistema. |
Abstract: | This workpresents afrequency and voltage control implementation for a droop-regulated islanded microgrid through Direct Backward Forward Sweep Load-Flow Method (DBFS) modeled as a particle swarm optimization (PSO) problem. The PSO –allied with the Vehicle-to-Grid (V2G) technology of electric vehicles–controls the microgrid droop features to improve its steady-state frequency and voltage. Thus, working as a secondary control action. Simulations are performed in a 33-bus distribution system with distributed generators and electric vehicles operating over a 24-hour period.Theproposal of secondary control, based on PSO, proved to be versatile and efficient in face of load and generation variations. |
Palavras-chave: | Micro-redes Controle de queda Veículos elétricos Regulação de frequência Algoritmo DBFS (Fluxo de carga varredura direta para trás/para frente) PSO (Otimização de enxame de partículas) Microgrids Droop control Electric vehicles DBFS algorithm (Direct backward foward sweep) PSO (Particle swarm optimization) Frequency regulation |
Área de Concentração: | COMPUTAÇÃO APLICADA |
Linha de Pesquisa: | SISTEMAS DE POTÊNCIA |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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