Formar para ensinar e pesquisar: perspectivas para a relação entre ensino e pesquisa na formação de professores de educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-08-28

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

FURTADO, Renan Santos. Formar para ensinar e pesquisar: perspectivas para a relação entre ensino e pesquisa na formação de professores de educação física. Orientador: Carlos Nazareno Ferreira Borges. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12051. Acesso em:.

DOI

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Assim, tendo como suporte teórico conceitos de Theodor Adorno e de Paulo Freire, refletimos sobre a seguinte questão: quais as perspectivas que podemos apontar para uma imbricação formativa entre ensino e pesquisa na formação de professores de Educação Física? Desse modo, temos como objetivo geral: discutir as perspectivas para uma imbricação formativa entre ensino e pesquisa na formação de professores de Educação Física. Como objetivos específicos, pretendemos: 1) Compreender o modo como alguns documentos da Educação e da Educação Física abordam a pesquisa e o ensino. 2) Investigar do ponto de vista histórico a constituição do campo científico da Educação Física e a relação entre a pesquisa e o ensino na área. 3) Debater o significado da ação formativa e a função social do professor formador/pesquisador. 4) Apontar perspectivas para a formação para a pesquisa na área da Educação Física a partir das contribuições de Theodor Adorno e de Paulo Freire. Sobre os procedimentos metodológicos, a respeito do tipo de pesquisa, trata-se de um estudo teórico, que faz uso de uma bibliografia especializada relacionada ao objeto para o trato da questão, assim como, de documentos selecionados que caracterizam certo aporte empírico. Utilizamos a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Concluímos que a semiformação tem adentrado na formação inicial de professores de Educação Física a partir de mecanismos históricos e contemporâneos, fato esse que atrasou a produção intelectual da área. Como caminhos para superar esse cenário da semiformação, apontamos a necessidade da formação do professor/pesquisador acontecer em diálogo com os aspectos políticos, ético/humanos, técnico/científicos e culturais da formação. Por fim, sinalizamos duas perspectivas que podemos considerar para o aprofundamento de uma formação para a pesquisa emancipadora na formação de professores de Educação Física, que são: reconhecer que a pesquisa requer acúmulo dos fundamentos teórico-metodológicos que possibilitam uma real investigação e interpretação dos fenômenos, e considerar que a formação para a pesquisa necessita formar sujeitos capazes de pensar e de produzir conceitos para além da aparência e das coerções ideológicas do mundo do capital.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

FURTADO, Renan Santos. Formar para ensinar e pesquisar: perspectivas para a relação entre ensino e pesquisa na formação de professores de educação física. Orientador: Carlos Nazareno Ferreira Borges. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12051. Acesso em:.