SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar

Imagem de Miniatura

Data

19-02-2020

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira. Gritos no silêncio: ensino de História e a produção de um olhar cantado sobre a ditadura militar. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet . 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12406. Acesso em:.

DOI

O presente trabalho busca revelar a intenção (perceber como os estudantes podem, por meio da história, da música e da originalidade composicional, revelar sua consciência histórica) e os resultados de pesquisa sobre música e consciência histórica no ensino de História dentro do Programa de Pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. A ação inicial da pesquisa foi, trabalhando a música como recurso didático central, ensinar o conteúdo ditadura militar no Brasil e observar o impacto provocado nos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Pia dos Santos Amaral, no município de Castanhal no Estado do Pará, propondo a eles, posteriormente, o desafio de compor uma canção original na qual expressassem, além de sentimentos, concepções e visões de mundo, sua consciência histórica a respeito do que estudaram. Consiste em uma proposta de intervenção pedagógica inovadora, levando os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem, de forma que essa atitude participativa contribua para que o professor construa um resultado, que nesse caso pode ser também a própria metodologia, a partir do que foi produzido pelos estudantes e que possa também ser utilizado como recurso didático por outros profissionais. O lançamento do desafio aos discentes foi possível em virtude da presença de muitos alunos instrumentistas na escola supracitada. Tal fato explica-se devido à existência de uma escola de música nas proximidades da escola. A metodologia utilizada foi apresentar aos estudantes materiais escritos, audiovisuais, pictóricos e sonoros sobre o período ditatorial brasileiro, para que depois, após cada uma dessas apresentações, numa espécie de feedback, escrevessem suas impressões(frases, pequenos textos ou mesmo poemas), que mais tarde foram utilizadas por eles no exercício composicional da letra da canção e de musicalização da mesma, que também foi publicada no canal NOSSA HISTÓRIA na rede social youtube. Portanto, de acordo com o exposto, este trabalho, além de tratar da proatividade estudantil na construção do próprio saber e da valorização do conhecimento histórico escolar, faz uma incipiente discussão sobre história do tempo presente e história pública.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENSINO DE HISTÓRIA

Linha de pesquisa

LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Campus Universitário de Ananindeua

Programa

Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI