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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12438
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 23-oct-2018 |
Autor(es): | PACHECO, Patrícia Quaresma |
metadata.dc.description.affiliation: | Secretaria Executiva de Educação - Abaetetuba (PA) |
Primer Orientador: | ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de |
Título : | Meio ambiente e lixo eletrônico: uma abordagem CTSA, a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade, no ensino de ciências |
Citación : | PACHECO, Patrícia Quaresma. Lixo eletrônico: o enfoque CTSA por meio da ilha interdisciplinar de racionalidade. Orientadora: Prof. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12438. Acesso em:. |
Resumen: | Esta pesquisa é fruto de um sentimento que emergiu da vivência profissional docente, isto é, da necessidade de transformar a prática. Apresenta como principal objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade na abordagem CTSA, a partir da temática Meio Ambiente e Lixo Eletrônico, para a promoção da alfabetização científica, tecnológica e cidadã de alunos do ensino fundamental. Para isso, foi elaborada e aplicada a estratégia metodológica da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) proposta por Gérard Fourez (1997), em uma turma de nono ano, em uma escola estadual de ensino fundamental e médio no município de Abaetetuba/PA, no ano de 2017. Essa pesquisa possui cunho qualitativo, do tipo participante. O ambiente de pesquisa foi constituído por meio de um minicurso, no qual participaram 26 alunos como sujeitos da pesquisa, além da professora-pesquisadora. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionário semiestruturado, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos discentes sobre o tema, lixo eletrônico; registros no diário de campo dos sujeitos investigados e da professora-pesquisadora; registros audiovisuais; e elaboração de cartazes, banner e desenhos pelos alunos, os quais constituíram o material empírico desta pesquisa. Para o tratamento desse material lancei mão da análise interpretativa de Creswell (2010), da qual emergiu duas categorias: “olhares” dos alunos sobre o lixo eletrônico: do conhecimento prévio a construção do conhecimento científico e a re-significação da prática docente (da autora deste estudo) no Ensino de Ciências. Os resultados obtidos revelam que os conhecimentos prévios dos educandos estão em consonância com a elaboração e abertura das caixas-pretas que compuseram o projeto, de maneira que atendeu aos seus anseios e curiosidades, e os oportunizou a construir um “olhar” que carrega entendimentos importantes para a tomada de decisão e para a aquisição de posturas que versam o coletivo, no que tangem direitos e deveres. As reflexões presentes na segunda categoria mostram que a ação-reflexão sobre a prática ao desenvolver a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, me propiciou realizar ponderações significativas, pontuando entraves e possibilidades do meu saber-fazer, tais como: tomada de decisão pelo professor, o uso da autonomia pelo aluno, a negociação compromissada, o pesquisar, o tempo disponível, entre outros. Dessa forma, diante da diversidade e complexidade do espaço escolar e da estratégia metodológica da IIR, concluo que a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, pautada no enfoque CTSA, por se desvincular do ensino disciplinar e objetivar promover o domínio do conhecimento, a autonomia e a comunicação/expressão dos alunos, revela-se com potencial significativo na construção da formação cidadã dos alunos do ensino fundamental. Por fim, a partir dos conhecimentos que emergiram nesta pesquisa foi construído um livro direcionado aos professores do ensino fundamental, a fim de oferecer um material que possa subsidiar a realização da IIR nos espaços educacionais. |
Resumen : | This research is the result of a feeling that emerged from the professional experience of teachers, that is, from the need to transform the practice. It presents as main objective to investigate the contributions of the development of an Interdisciplinary Island of Rationality in the CTSA approach, from the Environment and Electronic Junk topic, for the promotion of scientific, technological and citizen literacy of elementary school students. For that, the methodological strategy of the Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) proposed by Gérard Fourez (1997) was elaborated and applied, in a ninth grade class, in a state primary and secondary school in the municipality of Abaetetuba / PA, in the year of 2017. This research is qualitative, of the participant type. The research environment consisted of a mini-course, in which 26 students participated as subjects of the research, in addition to the teacherresearcher. The data were collected through the application of a semistructured questionnaire, with the objective of identifying the students' previous knowledge about the subject, electronic waste; records in the field diary of the subjects investigated and the teacher-researcher; audiovisual records; and elaboration of posters, banner and drawings by the students, which constituted the empirical material of this research. For the treatment of this material, I used Creswell's interpretive analysis (2010), from which emerged two categories: students' "looks" about electronic junk: from prior knowledge to the construction of scientific knowledge and the re-signification of teaching practice author of this study) in Science Teaching. The results show that the students' previous knowledge is in line with the elaboration and opening of the black boxes that composed the project, in a way that met their wishes and curiosities, and gave them the opportunity to construct a "look" that carries important understandings for the decision-making and for the acquisition of positions that are related to the collective, in which tangible rights and duties. The reflections present in the second category show that the action-reflection about the practice when developing the Interdisciplinary Island of Rationality, allowed me to make significant weights, punctuating obstacles and possibilities of my know-how, such as: student autonomy, compromised negotiation, research, available time, among others. Thus, in view of the diversity and complexity of the school space and of the methodological strategy of IIR, I conclude that the Interdisciplinary Island of Rationality, based on the CTSA approach, for dissociating itself from disciplinary teaching and aiming to promote the domain of knowledge, autonomy and communication / expression of the students, reveals with significant potential in the construction of the citizenship education of elementary school students. Finally, from the knowledge that emerged in this research was constructed a book directed to the teachers of the elementary school, in order to offer a material that can subsidize the realization of IIR in the educational spaces. |
Palabras clave : | Meio ambiente Lixo eletrônico Abordagem CTSA Ilha Interdisciplinar de Racionalidade Ensino de ciências Environment Electronic Junk Approach CTSA Interdisciplinary Island of Rationality Science teaching |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
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