Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12480
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : 2018
Autor(es): SARDINHA, Ana Paula de Andrade
OLIVEIRA, Rosinele da Silva de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : Habilidades sociais e habilidades de liderança: reflexões sobre os cursos tecnológicos superiores privados na Amazônia
Citación : SARDINHA, Ana Paula de Andrade; OLIVEIRA, Rosinele da Silva de. Habilidades sociais e habilidades de liderança: reflexões sobre os cursos tecnológicos superiores privados na Amazônia. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 2, p. 73-92, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i2.6192. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12480. Acesso em:.
Resumen: O presente estudo tem por objetivo descrever os comportamentos correspondentes a habilidades sociais e de liderança apresentados por professores de cursos tecnológicos de uma instituição de ensino superior privada em Belém-Pará, na Amazônia brasileira. Para isso, tem como base o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) de Del Prette e Del Prette (2001) e o questionário sobre habilidades de liderança. O termo habilidades sociais geralmente é usado para designar um conjunto de capacidades comportamentais aprendidas que envolvem interações sociais. E a liderança, o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Participaram deste estudo 11 professores, sendo 4 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. Quanto ao IHS, foram feitas comparações entre os escores total e fatoriais dos participantes e da amostra normativa correspondente. Verificou-se que a média do escore total entre os participantes do sexo masculino e sexo feminino foi acima da média da amostra normativa, sendo considerado como um bom repertório. Em relação ao questionário sobre habilidades de liderança dos professores, também se identificou relatos que sugerem um bom repertório de habilidades de liderança. A partir do desenvolvimento deste estudo ficou ainda mais evidente a necessidade do bom repertório de habilidades sociais e de liderança do professor, visto que são habilidades necessárias para o bom desenvolvimento de sua conduta no contexto profissional.
Palabras clave : Habilidades sociais
Liderança
Professores
Amazônia
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN : 2318-1346
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6192
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i2.6192
Aparece en las colecciones: Artigos - NRA/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_HabilidadesSocaisHabilidades.pdf10,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons