Aprender e cuidar: espaços de aprendizagem e cuidado com crianças indígenas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

CUNHA, Luiz Carlos C.; CORRÊA; Jéssica do Socorro Leite. Aprender e cuidar: espaços de aprendizagem e cuidado com crianças indígenas. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 173-179, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6248. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12491. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6248
Este ensaio etnofotográfico é o resultado de nossa observação sobre a turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Francisco Mágno Tembé – Anexo Pirá, da etnia Tembé Tenetehara do Alto Rio Guamá, Santa Luzia do Pará, nordeste paraense, pertencentes ao tronco linguístico Tupi. As imagens fazem referência a uma prática comum na relação entre mãe e filho sob a ótica do cuidar direcionado a criança indígena nessa aldeia. O ensaio se passa no ano de 2017, a mãe, Tawewá (taperebá3) traz o filho Haziw (queixo) para a sala de aula revelando perfeita sincronia entre Educação Escolar e Educação Familiar. Uma prática que evidencia a quebra do paradigma tradicional da Educação Escolar formal o que favorece o exercício da Educação Escolar Diferenciada e Específica....

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CUNHA, Luiz Carlos C.; CORRÊA; Jéssica do Socorro Leite. Aprender e cuidar: espaços de aprendizagem e cuidado com crianças indígenas. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 173-179, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6248. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12491. Acesso em:.