A memória da gastronomia e o turismo na Bragança amazônica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

FERREIRA, Cecília Nascimento; BARBOSA, Helena Doris de Almeida; SILVA; Sandreson Marcelo Pereira da. A memória da gastronomia e o turismo na Bragança amazônica. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 143-163, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6246. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12493. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6246
O objetivo deste trabalho é discutir como a memória do saber fazer gastronômico pode se inserir como um produto turístico para além do mercado, trabalhando a vivência cultural e patrimonial de populações rurais do nordeste paraense, que têm como ponto comum o cultivo e uso de derivados da mandioca (Manihot utilissima) enquanto elemento básico da alimentação amazônica. A pesquisa permitiu a elaboração de um roteiro gastronômico alternativo para o município de Bragança, tomandose como protagonistas do mesmo os moradores das comunidades de Camutá (Sítio Grande), Japetá, Curuperé (área rural) e a sede do município. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo com o registro do saber fazer dos investigados. Observou-se que os sujeitos da pesquisa entendem que a “cozinha do dia a dia” é um testemunho da memória cultural e que deveria ser percebida, divulgada e valorizada. Os entrevistados são representantes da gastronomia bragantina, cujo produto é herança perpassada por gerações a partir de conhecimento empírico e da memória social local. Conclui-se que, apesar da gastronomia local ainda não ser levada ao patamar de significante turístico e sim apenas coadjuvante do mesmo, pode vir a se tornar a base para a implementação de um possível turismo de base comunitária.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

FERREIRA, Cecília Nascimento; BARBOSA, Helena Doris de Almeida; SILVA; Sandreson Marcelo Pereira da. A memória da gastronomia e o turismo na Bragança amazônica. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 143-163, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6246. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12493. Acesso em:.