Discurso de crianças em situação de vulnerabilidade social em escola, lixão e trabalho infantil

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2018

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Universidade Federal do Pará

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Nova Revista Amazônica

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SOUZA, Ana Paula Vieira e; OLIVEIRA, Francisco Pereira; ALVES, Ana Nivia Santana. Discurso de crianças em situação de vulnerabilidade social em escola, lixão e trabalho infantil. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 53-65, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6240. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12499. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6240
A pesquisa tem centralidade nos discursos de crianças sobre escola, lixão e trabalho infantil, matriculadas em uma Escola da Rede Estadual da periferia do Município de Bragança, no entorno do Lixão do Rocha. O objetivo principal é caracterizar com base no discurso de crianças, as culturas infantis produzidas no universo infantil entre escola, lixão e trabalho infantil. Participaram da roda de conversa 10 crianças na faixa etária entre 07 e 10 anos. Os discursos das crianças revelam seus desejos, sonhos e perspectiva de vida, sobre seus desejos em possuir objetos, o que pensam em relação sobre família e escola, o tipo de trabalho que realizam no Lixão do Rocha. Conclui-se, o descaso do poder público em melhorar a estrutura física da escola, na formação continuada e na qualificação de professores para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo mostra que as crianças constroem culturas infantis na escola, nas relações com outras crianças pelo brincar, entretanto o trabalho infantil nega a elas o direito de constituírem culturas. Elas possuem desejos basilares como o de ter uma casa digna, geladeira, etc. O trabalho infantil para elas é algo prejudicial e impeditivo de brincadeiras, além de ficarem expostas às situações degradantes e humilhantes, como risco de saúde e de vida. As culturas infantis produzidas pelas crianças são caracterizadas pelo brincar, pelas brincadeiras como jogar bola, correr e nas conversas entre si. Elas têm desejo de aprender a dominar a leitura e escrita.

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SOUZA, Ana Paula Vieira e; OLIVEIRA, Francisco Pereira; ALVES, Ana Nivia Santana. Discurso de crianças em situação de vulnerabilidade social em escola, lixão e trabalho infantil. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 53-65, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6240. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12499. Acesso em:.