Ensino médio e processos formativos na construção de saberes socias em um contexto amazônico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, João Batista do Carmo. Ensino médio e processos formativos na construção de saberes socias em um contexto amazônico. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 1, p. 33-49, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6975. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12548. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v7i1.6975
Neste artigo, expomos resultados de pesquisa sobre os processos formativos oriundos das relações produzidas e vivenciadas por jovens trabalhadores, inseridos no Ensino Médio do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA), entre os anos de 1997 a 2007, como consequências de um processo dialético de resistência e produção de habilidades, conhecimentos, valores, atitudes e saberes originários das contradições decorrentes das lutas travadas por esses jovens trabalhadores contra a lógica capitalista de degradação e fragmentação dos processos formativos presentes no SOME, na Vila de Juaba, município de Cametá, Pará-Brasil. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, bem como entrevista semiestruturada e questionário no bojo da Análise de Conteúdo, chegando-se à conclusão de que a formação dessas juventudes se pautou em uma relação contraditória de afirmação e negação de seus saberes sociais, diante das contradições de uma conjuntura permeada pelas ações do capital na região, sendo observadas formas de produção de saberes paralelos ao ensino formal, sob influência do capital, modificando os modos tradicionais de desenvolvimento sócio-cultural, organizacional e político dos jovens.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, João Batista do Carmo. Ensino médio e processos formativos na construção de saberes socias em um contexto amazônico. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 1, p. 33-49, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6975. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12548. Acesso em:.