O currículo da pastoral da juventude e a constituição subjetiva do jovem católico

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2019-09

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Universidade Federal do Pará

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Contido em

Nova Revista Amazônica

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MEIRELLES, Valdecy de Souza; CARDOSO, Wladirson R. da S. O currículo da pastoral da juventude e a constituição subjetiva do jovem católico. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 2, p. 75-90, set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i2.7505. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12559. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v7i2.7505
O presente texto aborda reflexões acerca da constituição do sujeito/jovem a partir dos documentos da pastoral da juventude. A pesquisa tem como objetivo analisar a constituição do discurso presente no currículo da pastoral da juventude como forma de subjetivação e objetivação dos jovens. Este estudo se estrutura a partir da análise dos documentos da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que trata sobre a evangelização da juventude, que são: documento 44 (1986), documento 85, (2007), Somos Igreja Jovem (2012), no qual está contido o projeto Tecendo Relações. Foi realizada a análise do discurso presente nesses documentos para que se possa compreender o processo de objetivação e subjetivação dos jovens. Subsidiará a pesquisa os escritos de Foucault. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi pesquisa/leitura bibliográfica para análise do discurso pastoral, contidos nos documentos pastorais.

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MEIRELLES, Valdecy de Souza; CARDOSO, Wladirson R. da S. O currículo da pastoral da juventude e a constituição subjetiva do jovem católico. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 2, p. 75-90, set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i2.7505. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12559. Acesso em:.