Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITO, Áustria Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-09-24T00:31:26Z-
dc.date.available2020-09-24T00:31:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationBRITO, Áustria Rodrigues. A linguagem e o ensino da língua materna. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 157-164, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2970. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665-
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-09-23T20:54:55Z No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf: 484996 bytes, checksum: 8b844573fc4871481b0bc9074af71ccc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-09-24T00:31:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf: 484996 bytes, checksum: 8b844573fc4871481b0bc9074af71ccc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-24T00:31:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf: 484996 bytes, checksum: 8b844573fc4871481b0bc9074af71ccc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2970pt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMaternapt_BR
dc.titleA linguagem e o ensino da língua maternapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723628457562202pt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage157pt_BR
dcterms.citation.epage164pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v3i4.2970pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1636-5795pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf473,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons