Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BRITO, Áustria Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T00:31:26Z | - |
dc.date.available | 2020-09-24T00:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Áustria Rodrigues. A linguagem e o ensino da língua materna. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 157-164, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2970. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-09-23T20:54:55Z No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf: 484996 bytes, checksum: 8b844573fc4871481b0bc9074af71ccc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-09-24T00:31:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf: 484996 bytes, checksum: 8b844573fc4871481b0bc9074af71ccc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-09-24T00:31:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf: 484996 bytes, checksum: 8b844573fc4871481b0bc9074af71ccc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2007 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2970 | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Materna | pt_BR |
dc.title | A linguagem e o ensino da língua materna | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1723628457562202 | pt_BR |
dc.citation.volume | 3 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 157 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 164 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v3i4.2970 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-1636-5795 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf | 473,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons