Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2007
metadata.dc.creator: BRITO, Áustria Rodrigues
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: A linguagem e o ensino da língua materna
Citation: BRITO, Áustria Rodrigues. A linguagem e o ensino da língua materna. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 157-164, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2970. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem.
Keywords: Linguagem
Ensino
Materna
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2970
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v3i4.2970
Appears in Collections:Artigos - Margens/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_LinguagemEnsinoLingua.pdf473,63 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons