Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12668
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | 2007 |
metadata.dc.creator: | BRICIO, Vilma Nonato de |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Title: | Entre o controle e a transgressão: a construção escolar das diferenças entre gêneros |
Citation: | BRICIO, Vilma Nonato de. Entre o controle e a transgressão: a construção escolar das diferenças entre gêneros. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 125-134, 200. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2950. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12668. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O artigo se propõe a apresentar algumas reflexões sobre sobre as relações de gênero em sala de aula, construídas a partir de uma pesquisa realizados nos anos de 2000 e 2001 numa escola municipal no Município de Moju/PA. O problema da pesquisa foi como se apresentam as diferenças, especificidades e embates entre os gêneros no ambiente escolar. Este artigo traz apenas parte da análise ali realizada, na qual se discute como vai se configurando a produção de meninos e meninas no ambiente escolar. As desigualdades e embates entre os gêneros vão se construindo a partir de um processo de acomodação e resistência às imposições de gênero por parte da escola. |
Keywords: | Controle Construção escolar Gênero |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2950 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v3i4.2950 |
Appears in Collections: | Artigos - Margens/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EntreControleTransgressao.pdf | 607,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License