Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12668
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | 2007 |
Autor(es): | BRICIO, Vilma Nonato de |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título : | Entre o controle e a transgressão: a construção escolar das diferenças entre gêneros |
Citación : | BRICIO, Vilma Nonato de. Entre o controle e a transgressão: a construção escolar das diferenças entre gêneros. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 125-134, 200. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2950. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12668. Acesso em:. |
Resumen: | O artigo se propõe a apresentar algumas reflexões sobre sobre as relações de gênero em sala de aula, construídas a partir de uma pesquisa realizados nos anos de 2000 e 2001 numa escola municipal no Município de Moju/PA. O problema da pesquisa foi como se apresentam as diferenças, especificidades e embates entre os gêneros no ambiente escolar. Este artigo traz apenas parte da análise ali realizada, na qual se discute como vai se configurando a produção de meninos e meninas no ambiente escolar. As desigualdades e embates entre os gêneros vão se construindo a partir de um processo de acomodação e resistência às imposições de gênero por parte da escola. |
Palabras clave : | Controle Construção escolar Gênero |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN : | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2950 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v3i4.2950 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EntreControleTransgressao.pdf | 607,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons