Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2010 |
Autor(es): | WESCHENFELDER, Noeli Valentina |
Título: | A docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação rural |
Citar como: | WESCHENFELDER, Noeli Valentina. A docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação rural. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 171-192, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2819. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746. Acesso em:. |
Resumo: | O artigo pretende ressaltar alguns nexos entre o planejamento e o governamento dos rurais escolares e tem origem em minha tese de doutorado em Educação, a qual procura mostrar uma história sobre a educação dos rurais nas décadas de 1950 e 1960 – uma história de poder, de saberes e de subjetivação. O estudo permite afirmar que docentes rurais tiveram a pauta de um currículo cultural constituída por discursos que orientaram e prescreveram as ações pedagógicas da época. Tais políticas culturais enfatizavam a mudança de mentalidade agrícola e funcionavam como território específico de construção de identidade. |
Abstract: | The article intend to higlight some connections between planning and government of rural school individuals and has its origin in my Ph.D. thesis in Education, which intends to show a history about rural people’s education in the 50’s and in the 60’s – a history of power, knowledge and subjetification. The study allows affirming that rural teachers had guidelines of a cultural curriculum constituted of discourses that directed and prescribed the pedagogical actions in that period. These cultural policies emphasize the change of rural mentality and worked as a specific territory of identity construction. |
Palavras-chave: | Educação rural Docência Governamento Planejamento Rural education Teaching Government Planning |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2819 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v6i7.2819 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf | 322,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons