Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2010
Autor(es): WESCHENFELDER, Noeli Valentina
Título: A docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação rural
Citar como: WESCHENFELDER, Noeli Valentina. A docência e as instituições escolares: pautas das políticas culturais para educação rural. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 171-192, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2819. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12746. Acesso em:.
Resumo: O artigo pretende ressaltar alguns nexos entre o planejamento e o governamento dos rurais escolares e tem origem em minha tese de doutorado em Educação, a qual procura mostrar uma história sobre a educação dos rurais nas décadas de 1950 e 1960 – uma história de poder, de saberes e de subjetivação. O estudo permite afirmar que docentes rurais tiveram a pauta de um currículo cultural constituída por discursos que orientaram e prescreveram as ações pedagógicas da época. Tais políticas culturais enfatizavam a mudança de mentalidade agrícola e funcionavam como território específico de construção de identidade.
Abstract: The article intend to higlight some connections between planning and government of rural school individuals and has its origin in my Ph.D. thesis in Education, which intends to show a history about rural people’s education in the 50’s and in the 60’s – a history of power, knowledge and subjetification. The study allows affirming that rural teachers had guidelines of a cultural curriculum constituted of discourses that directed and prescribed the pedagogical actions in that period. These cultural policies emphasize the change of rural mentality and worked as a specific territory of identity construction.
Palavras-chave: Educação rural
Docência
Governamento
Planejamento
Rural education
Teaching
Government
Planning
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2819
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v6i7.2819
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DocenciaInstituicoesEscolares.pdf322,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons