Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Daniele Vasco | - |
dc.creator | SILVA, Josenilda Maria Maués da | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T14:41:15Z | - |
dc.date.available | 2020-10-19T14:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daniele Vasco; SILVA, Josenilda Maria Maués da.O currículo, relações de gênero e modos de subjetivação: Incursões investigativas em um programa de capacitação. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 215-229, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2756. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12773. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12773 | - |
dc.description.abstract | This article results on a research that has checked the ways of subjectivation worked on the curriculum of a capacitating program in gender and ÓÔÍpublic policies proposed by a non governmental organization. Using as theoretical reference the field studies of the curriculum and of the gender relations produced by authors the notion of curriculum is assumed as discursive crossed with can-know relations and involved subjectivation processes that intend to transform a person in subjects privileging the dimension of the gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. As a result, we can see the productive side of the investigated curriculum putting on work ways of subjectivation such as investments on government strategies that shows how this gender relations must be and in what way this people need to change themselves to reach these relations. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-10-19T13:35:35Z No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoRelacoesGeracoes.pdf: 282124 bytes, checksum: 7b6d8119b9ce8efd503d3c590e76337c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2020-10-19T14:41:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoRelacoesGeracoes.pdf: 282124 bytes, checksum: 7b6d8119b9ce8efd503d3c590e76337c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-19T14:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoRelacoesGeracoes.pdf: 282124 bytes, checksum: 7b6d8119b9ce8efd503d3c590e76337c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2013-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2756 | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Modos de Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Modes of Subjectivation | en |
dc.title | O currículo, relações de gênero e modos de subjetivação: Incursões investigativas em um programa de capacitação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9182313471646797 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9246008698629513 | pt_BR |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.citation.spage | 215 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 229 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v7i8.2756 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo resulta de uma pesquisa que examinou os modos de subjetivação colocados em funcionamento no currículo de um programa de capacitação em gênero e políticas públicas proposto por uma organização não governamental. Adotando como referencial teórico os estudos do campo do currículo e das relações de gênero produzidos por autores inspirados em grande medida na obra de Michel Foucault, a noção de currículo é assumida como prática discursiva atravessada por relações de poder-saber e envolvida em processos de subjetivação que intencionam transformar indivíduos em sujeitos, privilegiando a dimensão das relações de gênero. A análise de modos de subjetivação em funcionamento no currículo do programa de capacitação é efetuada tendo como fonte os documentos que subsidiam suas práticas pedagógicas. Como resultado, evidencia-se o caráter produtivo do currículo investigado ao colocar em funcionamento modos de subjetivação como investimento de estratégias de governo, que sinalizam como devem ser as relações de gênero e em que sentido os indivíduos precisam transformar-se para que estas relações sejam alcançadas. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CurriculoRelacoesGenero.pdf | 275,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons