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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Apr-2013
metadata.dc.creator: SANTOS, Daniele Vasco
SILVA, Josenilda Maria Maués da
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: O currículo, relações de gênero e modos de subjetivação: Incursões investigativas em um programa de capacitação
Citation: SANTOS, Daniele Vasco; SILVA, Josenilda Maria Maués da.O currículo, relações de gênero e modos de subjetivação: Incursões investigativas em um programa de capacitação. Margens, online, v. 7, n. 8, p. 215-229, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2756. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12773. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa que examinou os modos de subjetivação colocados em funcionamento no currículo de um programa de capacitação em gênero e políticas públicas proposto por uma organização não governamental. Adotando como referencial teórico os estudos do campo do currículo e das relações de gênero produzidos por autores inspirados em grande medida na obra de Michel Foucault, a noção de currículo é assumida como prática discursiva atravessada por relações de poder-saber e envolvida em processos de subjetivação que intencionam transformar indivíduos em sujeitos, privilegiando a dimensão das relações de gênero. A análise de modos de subjetivação em funcionamento no currículo do programa de capacitação é efetuada tendo como fonte os documentos que subsidiam suas práticas pedagógicas. Como resultado, evidencia-se o caráter produtivo do currículo investigado ao colocar em funcionamento modos de subjetivação como investimento de estratégias de governo, que sinalizam como devem ser as relações de gênero e em que sentido os indivíduos precisam transformar-se para que estas relações sejam alcançadas.
Abstract: This article results on a research that has checked the ways of subjectivation worked on the curriculum of a capacitating program in gender and ÓÔÍpublic policies proposed by a non governmental organization. Using as theoretical reference the field studies of the curriculum and of the gender relations produced by authors the notion of curriculum is assumed as discursive crossed with can-know relations and involved subjectivation processes that intend to transform a person in subjects privileging the dimension of the gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. As a result, we can see the productive side of the investigated curriculum putting on work ways of subjectivation such as investments on government strategies that shows how this gender relations must be and in what way this people need to change themselves to reach these relations.
Keywords: Currículo
Gênero
Modos de Subjetivação
Curriculum
Gender
Modes of Subjectivation
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2756
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v7i8.2756
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