Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12831
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : abr-2013
Autor(es): SILVA, Marilena Loureiro da
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : A educação ambiental na floresta de Caxiuanã: reconstituindo significados
Citación : SILVA, Marilena Loureiro da. A educação ambiental na floresta de Caxiuanã: reconstituindo significados. Margens, online, v. 7, n. 9, p. 23-38, set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2768. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12831. Acesso em:.
Resumen: O presente artigo discute a necessidade de aproximação entre as práticas culturais e educativas realizadas no interior de florestas, com toda a sua diversidade e complexidades, e aquelas práticas culturais e educativas realizadas nas cidades. Tenta-se formular discussões teóricas em torno da importância da educação ambiental para a superação da separação entre sujeitos humanos e natureza, relacionado a necessidade de instalar novas formas para esta relação baseadas na busca de compreensão da complexidade ambiental. Para tanto, apresenta-se uma revisão de literatura acerca da situação dos recursos florestais no estado do Pará, bem como a análise de como esses recursos são percebidos como separados da dinâmica da vida da cidade. São discutidos ainda os resultados da pesquisa realizada na Floresta de Caxiuanã, no Pará, relacionado à análise das práticas de educação ambiental fundamentadas na aproximação com a natureza e seus recursos.
Resumen : This article discusses the approach necessity between the cultural and educational activities made in the forests, with all its diversity and complexity to those practices activities in these cities. it is tried to formulate theoretical discussions about the importance of environmental education in overcoming the separation between nature and human subjects, related to the need of install new forms for this relationship based on the search for understanding environmental complexity. To this end, we present a literature review about the forest resources in the state of Para, as well as analysis of how these features are perceived and separate from the dynamics of city life. It’s also discuss the results of research conducted at the Forest of Caxiuanã, in Pará, related to pratical analyse in environmental education based on the approach to nature and its resources.
Palabras clave : Recursos florestais
Cultura
Prática educativa
Forest resources
Culture
Educational practice
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v7i9.2768
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EducacaoAmbientalFloresta.pdf340,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons