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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jan-2014
metadata.dc.creator: SANTOS, Crisolita Gonçalves dos
Title: O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010)
Citation: SANTOS, Crisolita Gonçalves dos. O plano de desenvolvimento da escola (PDE escola) e a qualidade do ensino: da sua política de implementação, no governo FHC (1998- 2002), à sua configuração, no governo Lula (2003-2010). Margens, online, v. 8, n. 10, p. 249-266, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2738. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12838. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo visa contextualizar como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) se materializou nos governos FHC (1998-2002) e Lula (2003-2010), uma vez que passados mais de dez anos o PDE Escola continua presente na realidade da educação brasileira, ainda defendendo o discurso de melhoria na qualidade do ensino. O texto é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “A gestão da política educacional em Igarapé-Miri e o PDE Escola: o lugar da autonomia e da qualidade do ensino”. Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou a pesquisa de campo para sua efetivação. Tendo como principal enfoque de discussão o PDE Escola e seu foco na qualidade do ensino, o texto define a qualidade do ensino para além de uma proposta mensurável em educação, ultrapassando a concepção de que esta melhoria estaria somente relacionada a dados quantificáveis.
Abstract: This article aims to contextualize how the School Development Plan (PDE Escola) has materialized in the governments of FHC (1998-2002) and Lula (2003-2010), since after ten years, the PDE Escola remains defending the improvement speech in the quality of Brazilian education. The text is an excerpt of the dissertation entitled “The management of educational policy in Igarapé-Miri and the PDE Escola: the place of autonomy and quality of education.” This is a qualitative study that used the field research for its enforcement. With the main focus on the discussion of PDE Escola and its focus on quality of teaching, the text defines the quality of education as a proposal which is beyond the measurable, surpassing the view that this improvement could be only related to quantifiable data.
Keywords: PDE Escola
Qualidade do ensino
FUNDESCOLA
education quality
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2738
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v8i10.2738
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