Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PEREIRA, Zildene Francisca | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T01:09:55Z | - |
dc.date.available | 2021-02-25T01:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Zildene Francisca. Afetividade e aprendizagem escolar: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 145-162, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3035. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12896. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12896 | - |
dc.description.abstract | We discuss in this article, the relation between the process of teaching and learning and affection, from the Wallonian theory as our main theoretical reference. For this we aim to: discuss the importance of a! ectivity in pedagogical practice and to know the stages of development, considering the historical process in which the child belongs. Understanding the affection beyond understanding in the way to act so" and smooth enables us to expand our knowledge of this concept so widespread nowadays in teaching practices, but not always understood in its full extent. thus, study this theme is a constant challenge because several difficulties imposed in the classroom every day. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-11-25T21:14:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Artigo_EfetividadeAprendizagemEscola.pdf: 282679 bytes, checksum: c374d84e39c36e22b7bec966b86908ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-02-25T01:09:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Artigo_EfetividadeAprendizagemEscola.pdf: 282679 bytes, checksum: c374d84e39c36e22b7bec966b86908ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-25T01:09:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Artigo_EfetividadeAprendizagemEscola.pdf: 282679 bytes, checksum: c374d84e39c36e22b7bec966b86908ed (MD5) Previous issue date: 2015-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3035 | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Psicogenética walloniana | pt_BR |
dc.subject | Affectivity | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Wallonian Psychogenetics | pt_BR |
dc.title | Afetividade e aprendizagem escolar: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 | pt_BR |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.citation.spage | 145 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 162 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v9i12.3035 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discutimos, neste artigo, a relação existente entre o processo de ensino-aprendizagem e a afetividade, a partir da teoria walloniana como nosso principal referente teórico. Para tanto temos como objetivos: discutir a importância da afetividade na prática pedagógica e conhecer os estágios de desenvolvimento, considerando o processo histórico do qual a criança faz parte. Compreender a afetividade para além do entendimento na maneira de agir maleável e suave faz com que possamos ampliar nosso conhecimento acerca desse conceito tão difundido, atualmente, nas práticas pedagógicas, mas nem sempre compreendido em toda sua amplitude. Desse modo, estudar essa temática é um desafo constante, pois são inúmeras as dificuldades impostas em sala de aula cotidianamente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EfetividadeAprendizagemEscola.pdf | 276,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons