Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12896
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2015
metadata.dc.creator: PEREIRA, Zildene Francisca
Title: Afetividade e aprendizagem escolar: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem
Citation: PEREIRA, Zildene Francisca. Afetividade e aprendizagem escolar: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 145-162, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3035. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12896. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Discutimos, neste artigo, a relação existente entre o processo de ensino-aprendizagem e a afetividade, a partir da teoria walloniana como nosso principal referente teórico. Para tanto temos como objetivos: discutir a importância da afetividade na prática pedagógica e conhecer os estágios de desenvolvimento, considerando o processo histórico do qual a criança faz parte. Compreender a afetividade para além do entendimento na maneira de agir maleável e suave faz com que possamos ampliar nosso conhecimento acerca desse conceito tão difundido, atualmente, nas práticas pedagógicas, mas nem sempre compreendido em toda sua amplitude. Desse modo, estudar essa temática é um desafo constante, pois são inúmeras as dificuldades impostas em sala de aula cotidianamente.
Abstract: We discuss in this article, the relation between the process of teaching and learning and affection, from the Wallonian theory as our main theoretical reference. For this we aim to: discuss the importance of a! ectivity in pedagogical practice and to know the stages of development, considering the historical process in which the child belongs. Understanding the affection beyond understanding in the way to act so" and smooth enables us to expand our knowledge of this concept so widespread nowadays in teaching practices, but not always understood in its full extent. thus, study this theme is a constant challenge because several difficulties imposed in the classroom every day.
Keywords: Afetividade
Desenvolvimento infantil
Prática docente
Psicogenética walloniana
Affectivity
Child development
Teaching practice
Wallonian Psychogenetics
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3035
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v9i12.3035
Appears in Collections:Artigos - Margens/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EfetividadeAprendizagemEscola.pdf276,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons