Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12897
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BRÍCIO, Vilma Nonato de | - |
dc.creator | MAUÉS, Josenilda | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T01:10:04Z | - |
dc.date.available | 2021-02-25T01:10:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.citation | BRÍCIO, Vilma Nonato de; MAUÉS, Josenilda. O componente curricular aspectos da vida cidadã (AVC) e o governamento de subjetividades. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 119-141, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3030. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12897. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12897 | - |
dc.description.abstract | This paper discusses the creation of the school curriculum, to analyze the emergency conditions of the curricular component aspects of Citizen Life (AVC) established by the School of Basic Education Agreement Scheme and Middle São Francisco Xavier that works in partnership arrangements between the Secretariat State of Pará State Education (SEDUC) and the Diocese of Abaetetuba in order to govern subjectivities. Set of school documents were analyzed, which it tracks some speeches about the invention of stroke and the ways became one of the legitimate spaces in the school to produce subjectivities governed. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-11-25T21:37:15Z No. of bitstreams: 2 Artigo_ComponenteCurricularAspecto.pdf: 317025 bytes, checksum: 43bce5fe176525acb9b8c8232a6ac438 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-02-25T01:10:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_ComponenteCurricularAspecto.pdf: 317025 bytes, checksum: 43bce5fe176525acb9b8c8232a6ac438 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-25T01:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_ComponenteCurricularAspecto.pdf: 317025 bytes, checksum: 43bce5fe176525acb9b8c8232a6ac438 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3030 | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Governamentalidade | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Subjectivity | en |
dc.subject | Governmentality | en |
dc.title | O componente curricular aspectos da vida cidadã (AVC) e o governamento de subjetividades | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8117409710687344 | pt_BR |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.citation.spage | 119 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 141 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v9i12.3030 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto problematiza a constituição do currículo escolar, ao analisar as condições de emergência do componente curricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) criado na Escola em Regime de Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier que funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba com o objetivo de governar subjetividades. Foram analisados enunciados de documentos da escola, os quais permitiram rastrear alguns discursos sobre a invenção de AVC e as formas como se tornou um dos espaços legitimados na escola para produzir subjetividades governadas. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ComponenteCurricularAspecto.pdf | 309,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons