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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2015
Autor(es): BRÍCIO, Vilma Nonato de
MAUÉS, Josenilda
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: O componente curricular aspectos da vida cidadã (AVC) e o governamento de subjetividades
Citar como: BRÍCIO, Vilma Nonato de; MAUÉS, Josenilda. O componente curricular aspectos da vida cidadã (AVC) e o governamento de subjetividades. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 119-141, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3030. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12897. Acesso em:.
Resumo: O presente texto problematiza a constituição do currículo escolar, ao analisar as condições de emergência do componente curricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) criado na Escola em Regime de Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier que funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba com o objetivo de governar subjetividades. Foram analisados enunciados de documentos da escola, os quais permitiram rastrear alguns discursos sobre a invenção de AVC e as formas como se tornou um dos espaços legitimados na escola para produzir subjetividades governadas.
Abstract: This paper discusses the creation of the school curriculum, to analyze the emergency conditions of the curricular component aspects of Citizen Life (AVC) established by the School of Basic Education Agreement Scheme and Middle São Francisco Xavier that works in partnership arrangements between the Secretariat State of Pará State Education (SEDUC) and the Diocese of Abaetetuba in order to govern subjectivities. Set of school documents were analyzed, which it tracks some speeches about the invention of stroke and the ways became one of the legitimate spaces in the school to produce subjectivities governed.
Palavras-chave: Currículo
Subjetividade
Governamentalidade
Curriculum
Subjectivity
Governmentality
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3030
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v9i12.3030
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