Currículo integrado para a biodiversidade da Amazônia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

BLANDTT, Lucinaldo da Silva. Currículo integrado para a biodiversidade da Amazônia. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 103-118, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3028. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12898. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v9i12.3028
O presente artigo é um exercício que busca incentivar a discussão do conceito cientifico e pedagógico de currículo integrado e sua relação com a identidade sociocultural e biológica da Amazônia, em praxe, a biodiversidade na visão antropológica; é evidente que essa discussão é muito ampla, e que aqui não se esgotará, apenas insistirá em diversas opiniões que, decerto, fortalecerão a importância das práticas pedagógicas do currículo integrado focado no local e suas caracterizações especiais. O Currículo Integrado faz parte de uma concepção de organização da aprendizagem que tem como finalidade oferecer uma educação que contemple todas as formas de conhecimento produzidas pela atividade humana. Trata-se de uma visão progressista de educação à medida que não separa o conhecimento acumulado pela humanidade na forma de conhecimento científico daquele adquirido pelos educandos no cotidiano das suas relações culturais e materiais. A relação dos conhecimentos de biodiversidade e educação precisa está aplicada no currículo integrado, resultando, assim, em práticas de educação ambiental interdisciplinares. Ao ser considerada a Educação Ambiental como um processo social indispensável à formação da mentalidade dos cidadãos de uma sociedade, passa-se à crença de que a escola é o espaço ideal para a socialização do conhecimento que é o resultado de um longo processo: a relação do homem com a natureza e com os outros homens.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

BLANDTT, Lucinaldo da Silva. Currículo integrado para a biodiversidade da Amazônia. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 103-118, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3028. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12898. Acesso em:.