Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Márcio Porciúcula-
dc.date.accessioned2021-02-25T12:33:35Z-
dc.date.available2021-02-25T12:33:35Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Márcio Porciúcula. Currículo, gênero e sexualidade: questões indispensáveis à formação docente. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 37-56, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.2995. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12902. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12902-
dc.description.abstractThe present work deals with issues on curriculum, gender and sexuality treating them as a problem. Since then, it aims on thinking some educational practices in the production of sexual and gender inequalities, in its relations with Education. Receives attention the way subjects, in social relations trespassed by di" erent speeches, representations and teaching methods, build their identities, arranging and deranging their positions and way of living and being in the world. Also, it shows some mechanisms, institutions and artifacts, so common, daily and present in our routines, shapers of Truth and Morals, of which all take part. the most urgent task is to question what is taken as “natural” and “normal”. To enable an a# rmative environmental practice, making education, enhancing the several lifestyles we thend in Earth, preserving di" erent desires, is our interest.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-11-26T23:24:52Z No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoGeneroSexualidade.pdf: 290787 bytes, checksum: e9d152f278222ee57b0f4ad88f23dbef (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-02-25T12:33:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoGeneroSexualidade.pdf: 290787 bytes, checksum: e9d152f278222ee57b0f4ad88f23dbef (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-25T12:33:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_CurriculoGeneroSexualidade.pdf: 290787 bytes, checksum: e9d152f278222ee57b0f4ad88f23dbef (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2995pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexismoen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSexismen
dc.titleCurrículo, gênero e sexualidade: questões indispensáveis à formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage37pt_BR
dcterms.citation.epage56pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v9i12.2995pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata das questões de currículo, gênero e sexualidade como problema. Desde então, objetiva pensar algumas práticas educativas na produção de desigualdades sexuais e de gênero, em suas articulações com a Educação. Recebe atenção o modo como os sujeitos, em relações sociais atravessadas por diferentes discursos, representações e práticas pedagógicas, vão construindo suas identidades, arranjando e desarranjando suas posições e formas de viver e estar no mundo. Também, trata de mostrar alguns mecanismos, instituições e artefatos tão cotidianos, rotineiros e comuns, formadores de Verdade e Moral, dos quais todos fazemos parte. A tarefa mais urgente é desconfiar do que é tomado como “natural” e “normal”. Possibilitar uma prática ambiental afirrmativa, fazendo educação potencializando os vários tipos de vida que encontramos pela Terra, preservando os diferentes desejos, é o que nos interessa.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CurriculoGeneroSexualidade.pdf283,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons