Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12902
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | jun-2015 |
Autor(es): | FERREIRA, Márcio Porciúcula |
Título : | Currículo, gênero e sexualidade: questões indispensáveis à formação docente |
Citación : | FERREIRA, Márcio Porciúcula. Currículo, gênero e sexualidade: questões indispensáveis à formação docente. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 37-56, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.2995. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12902. Acesso em:. |
Resumen: | O presente trabalho trata das questões de currículo, gênero e sexualidade como problema. Desde então, objetiva pensar algumas práticas educativas na produção de desigualdades sexuais e de gênero, em suas articulações com a Educação. Recebe atenção o modo como os sujeitos, em relações sociais atravessadas por diferentes discursos, representações e práticas pedagógicas, vão construindo suas identidades, arranjando e desarranjando suas posições e formas de viver e estar no mundo. Também, trata de mostrar alguns mecanismos, instituições e artefatos tão cotidianos, rotineiros e comuns, formadores de Verdade e Moral, dos quais todos fazemos parte. A tarefa mais urgente é desconfiar do que é tomado como “natural” e “normal”. Possibilitar uma prática ambiental afirrmativa, fazendo educação potencializando os vários tipos de vida que encontramos pela Terra, preservando os diferentes desejos, é o que nos interessa. |
Resumen : | The present work deals with issues on curriculum, gender and sexuality treating them as a problem. Since then, it aims on thinking some educational practices in the production of sexual and gender inequalities, in its relations with Education. Receives attention the way subjects, in social relations trespassed by di" erent speeches, representations and teaching methods, build their identities, arranging and deranging their positions and way of living and being in the world. Also, it shows some mechanisms, institutions and artifacts, so common, daily and present in our routines, shapers of Truth and Morals, of which all take part. the most urgent task is to question what is taken as “natural” and “normal”. To enable an a# rmative environmental practice, making education, enhancing the several lifestyles we thend in Earth, preserving di" erent desires, is our interest. |
Palabras clave : | Currículo Gênero Sexualidade Sexismo Curriculum Gender Sexuality Sexism |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN : | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2995 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v9i12.2995 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CurriculoGeneroSexualidade.pdf | 283,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons