Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPIMENTEL, Glaybe Antonio Sousa-
dc.creatorCORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida-
dc.date.accessioned2021-02-25T12:33:44Z-
dc.date.available2021-02-25T12:33:44Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Glaybe Antonio Sousa; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. A biopolítica curricular e subjetivação do trabalho docente. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 13-36, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.2994. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12903. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12903-
dc.description.abstractThe purpose of the study was to analyze the grounds included in the curriculum biopolitics imposed by Brazil from it target education reforms in the Federal Constitution of 1946, of Decree-Law nº 8.529 and 8.530 january 1946; the Federal Constituition of 1967 and the Law of Guidelines na Bases of Brazilian Education (LDB) Law nº 4.020/61. As the curriculum biopolitics conforme dor conforms the subjective processo f teaching? Backed in Foucault’s perspective, thre wuas discourse analysis of articles of 1946 and 1967 Constituitions concerning education and Decree Laws Primary School and Normal School, as well as the Guidelines and Base of Brazilina Education Act 1961. & e directions that the teining of primary school teachers and thus the School Groups, took was the ogic of governament, education as statecraft. this formo f providing education has been developed from the displacement of its traditional aspect to another scientific matrix advocated by suporters thinkers of the new schol in Brazil.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2020-11-26T23:42:26Z No. of bitstreams: 2 Artigo_BiopoliticaCurricularSubjetivacao.pdf: 316169 bytes, checksum: 501c2299df18b610cf1b92dcef62f511 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-02-25T12:33:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_BiopoliticaCurricularSubjetivacao.pdf: 316169 bytes, checksum: 501c2299df18b610cf1b92dcef62f511 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-25T12:33:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_BiopoliticaCurricularSubjetivacao.pdf: 316169 bytes, checksum: 501c2299df18b610cf1b92dcef62f511 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2994pt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectBiopoliticspt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectTeaching Workpt_BR
dc.titleA biopolítica curricular e subjetivação do trabalho docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026326117408132pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage13pt_BR
dcterms.citation.epage36pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v9i12.2994pt_BR
dc.description.resumoA finalidade do estudo consistiu em analisar os fundamentos inseridos na biopolítica curricular imposta pelo Estado brasileiro a partir das reformas educacionais almejadas na constituição Federal de 1946, nos Decretos-Lei nº 8529 e 8530 de janeiro de 1946; na Constituição Federal de 1967 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) Lei nº 4024/61. Como a biopolítica curricular conformou ou conforma o processo de subjetivação do trabalho docente? Respaldados na perspectiva foucaultiana, fez-se a análise do discurso dos artigos das Constituições de 1946 e de 1967 referentes à Educação e dos Decretos-Leis do Ensino Primário e da Escola Normal, assim como da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Os rumos que a formação de professores do ensino primário e, portanto, dos grupos escolares, tomou foram a lógica do governamento, isto é, da educação como arte de governar. Essa forma de prover a educação foi se desenvolvendo a partir do deslocamento de sua vertente tradicional para outra de matriz cientificista defendida pelos pensadores adeptos da escola nova no Brasil.pt_BR
dc.description.affiliationCORRÊA, P. S. A. Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_BiopoliticaCurricularSubjetivacao.pdf308,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons