Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12941
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COELHO, Clicia Tatiana Alberto | - |
dc.creator | DINIZ, Raimundo Erundino Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-05T01:26:34Z | - |
dc.date.available | 2021-03-05T01:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Clicia Tatiana Alberto; DINIZ, Raimundo Erundino Santos. Batuque, arte e educação na comunidade quilombola São Pedro dos bois. Margens, online, v. 10, n. 15, p. 133-149, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4516. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12941. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12941 | - |
dc.description.abstract | This article reveals different educational meanings of sociocultural event announced as “Batuque” existing in quilombola community of São Pedro dos Bois, located in the State of Amapá / BR 156, 75 km away from the capital Macapá. Interweaves knowledge of artistic languages and their visualities, corporeity and symbology inherent in this event, understood as firmament speeches of quilombola culture in the school community's routine. The methodology used is announced by enabling interdisciplinary dialogues between History, Arts and Education, using different approaches and research techniques mediated by narratives (oral and imagetic) and other documents collected in the field of research. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-01T20:27:20Z No. of bitstreams: 2 Artigo_BatuqueArteEducacao.pdf: 779696 bytes, checksum: 0c2cd643dc930510b63764ad69de96e0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-05T01:26:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_BatuqueArteEducacao.pdf: 779696 bytes, checksum: 0c2cd643dc930510b63764ad69de96e0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-05T01:26:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_BatuqueArteEducacao.pdf: 779696 bytes, checksum: 0c2cd643dc930510b63764ad69de96e0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2016-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4516 | pt_BR |
dc.subject | Batuque | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Visualidades | pt_BR |
dc.subject | Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Visualities | en |
dc.subject | Quilombola community | en |
dc.title | Batuque, arte e educação na comunidade quilombola São Pedro dos bois | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3496785836621417 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6822592071943769 | pt_BR |
dc.citation.volume | 10 | pt_BR |
dc.citation.issue | 15 | pt_BR |
dc.citation.spage | 133 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 149 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v10i15.4516 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo revela diferentes sentidos educacionais da manifestação sociocultural anunciada como Batuque existente na comunidade quilombola São Pedro dos Bois, localizada no Estado do Amapá/BR 156, a 75 km de distância da capital, Macapá. Entrelaça saberes das linguagens artísticas e suas visualidades, corporidades e simbologias inerentes a essa manifestação, compreendidos como discursos de firmamento da cultura quilombola no cotidiano escolar da comunidade. A metodologia utilizada anuncia-se interdisciplinar por possibilitar diálogos entre História, Artes e Educação, utilizando-se de diferentes abordagens e técnicas de pesquisas mediadas por narrativas (orais e imagéticas) e outros documentos levantados em pesquisa de campo. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_BatuqueArteEducacao.pdf | 761,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons