Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12965
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2017
Autor(es): MONTEIRO, Albêne Lis
CARDOSO, Jefferson Luiz da Silva
Título : Professor bacharel na educação profissional e tecnológica: a busca por identidades e o trabalho docente
Citación : CARDOSO, Jefferson Luiz da Silva; MONTEIRO, Albêne Lis. Professor bacharel na educação profissional e tecnológica: a busca por identidades e o trabalho docente. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 115-130, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5387. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12965. Acesso em:.
Resumen: O presente artigo integra nossa dissertação de mestrado, em desenvolvimento na área da educação, e sintetiza algumas ideias surgidas no decorrer da pesquisa. Investigamos a prática pedagógica dos professores bacharéis da Educação Profissional e Tecnológica, mais precisamente os saberes pedagógicos. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e identificamos como referências Ribas (2011), Imbernón (2011), Pimenta (2012), Bastos (2003), Freire e Carneiro (2012), Garcia (2010), Gama; Terrazzan (2012), Fagundes (2005), Furlanetto (2012), Penitente (2012), dentre outros. A formação de professores se constitui como elementar neste trabalho. Na pré-análise, observamos que a identidade é um processo de construção e reconstrução, assim como o trabalho docente deve ser observado a partir da prática pedagógica nos ambientes educacionais. Os debates no meio educacional fortalecem as reflexões acerca da prática dos professores no cotidiano da sala de aula, principalmente no enfrentamento dos desafios pedagógicos do ambiente escolar.
Resumen : This article is part of our master’s dissertation, in development. We researched the pedagogical practice of teachers with bachelor’s degree in Professional and Technological Education, more precisely the pedagogical knowledge. We started from a bibliographic research, identifying as references Ribas (2011), Imbernón (2011), Pimenta (2012), Bastos (2003), Freire; Carneiro (2012), Garcia (2010), Gama; Terrazzan (2012), Fagundes (2005) Furlanetto (2012), Penitente (2012), among others. The training of teachers is an elementary constituent of this work, due to the debates in the educational environment, fortifies the thoughts on the practice of teachers in the classroom routine, especially concerning the confrontation of educational challenges in the school environment. We observed that the identity is a construction and reconstruction process as well as the teaching work must be observed from the pedagogical practice in the educational environments.
Palabras clave : Professor bacharel
Educação profissional e tecnológica
Trabalho e identidade docente
Bachelor teacher
Professional and technological education
Work and teaching identity
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5387
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v11i16.5387
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ProfessorBacharelEducacao.pdf511,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons