Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCARVALHO, Celso do Prado Ferraz de-
dc.date.accessioned2021-03-09T14:05:19Z-
dc.date.available2021-03-09T14:05:19Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. O ensino médio e o debate sobre conhecimento e profissionalização. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 100-114, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5386. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966-
dc.description.abstractIn this text we aim to discuss the concepts of knowledge and professionalization, and how they are expressed in educacional debate. In different recent documents the presence of concepts such as knowledge society, immaterial labour, professionalization and adaptation has been common, though with a distinct emphasis. The secondary school has been the subject of a series of legal measures that, among other things, proclaim the purpose of citizenship and professional training. Several issues have assumed a prominent position in this debate and in their regulatory processes. Another issue that grabs attention is the presence of culturalist conceptions guiding the debate about secondary school.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-04T19:27:42Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf: 640817 bytes, checksum: 32633d5ca5ae17ac144c7997c8bf455d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-09T14:05:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf: 640817 bytes, checksum: 32633d5ca5ae17ac144c7997c8bf455d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-09T14:05:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf: 640817 bytes, checksum: 32633d5ca5ae17ac144c7997c8bf455d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5386pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectSecondary schoolen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectProfessionalizationen
dc.titleO ensino médio e o debate sobre conhecimento e profissionalizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546257820365753pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.citation.spage100pt_BR
dcterms.citation.epage114pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v11i16.5386pt_BR
dc.description.resumoNeste texto, nosso objetivo é discutir os conceitos de conhecimento e de profissionalização, e a forma como se manifestam no debate educacional. Em diferentes documentos recentes, a presença de conceitos como sociedade do conhecimento, trabalho imaterial, profissionalização e adaptação tem sido comum, embora com ênfases distintas. Outra questão que chama a atenção nessa produção é a presença de concepções culturalistas a informar o debate sobre o ensino médio. O ensino médio tem sido objeto de uma série de medidas legais que, entre outras coisas, anunciam o propósito da cidadania e da formação profissional. Várias questões têm assumido posição de destaque nesse debate e em seus processos de regulação.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf625,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons