Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T14:05:19Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T14:05:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. O ensino médio e o debate sobre conhecimento e profissionalização. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 100-114, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5386. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966 | - |
dc.description.abstract | In this text we aim to discuss the concepts of knowledge and professionalization, and how they are expressed in educacional debate. In different recent documents the presence of concepts such as knowledge society, immaterial labour, professionalization and adaptation has been common, though with a distinct emphasis. The secondary school has been the subject of a series of legal measures that, among other things, proclaim the purpose of citizenship and professional training. Several issues have assumed a prominent position in this debate and in their regulatory processes. Another issue that grabs attention is the presence of culturalist conceptions guiding the debate about secondary school. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-04T19:27:42Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf: 640817 bytes, checksum: 32633d5ca5ae17ac144c7997c8bf455d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-09T14:05:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf: 640817 bytes, checksum: 32633d5ca5ae17ac144c7997c8bf455d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-09T14:05:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf: 640817 bytes, checksum: 32633d5ca5ae17ac144c7997c8bf455d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5386 | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.subject | Secondary school | en |
dc.subject | Knowledge | en |
dc.subject | Professionalization | en |
dc.title | O ensino médio e o debate sobre conhecimento e profissionalização | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2546257820365753 | pt_BR |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 16 | pt_BR |
dc.citation.spage | 100 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 114 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/rmi.v11i16.5386 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste texto, nosso objetivo é discutir os conceitos de conhecimento e de profissionalização, e a forma como se manifestam no debate educacional. Em diferentes documentos recentes, a presença de conceitos como sociedade do conhecimento, trabalho imaterial, profissionalização e adaptação tem sido comum, embora com ênfases distintas. Outra questão que chama a atenção nessa produção é a presença de concepções culturalistas a informar o debate sobre o ensino médio. O ensino médio tem sido objeto de uma série de medidas legais que, entre outras coisas, anunciam o propósito da cidadania e da formação profissional. Várias questões têm assumido posição de destaque nesse debate e em seus processos de regulação. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf | 625,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons