Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2017
Autor(es): CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de
Título : O ensino médio e o debate sobre conhecimento e profissionalização
Citación : CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. O ensino médio e o debate sobre conhecimento e profissionalização. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 100-114, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5386. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12966. Acesso em:.
Resumen: Neste texto, nosso objetivo é discutir os conceitos de conhecimento e de profissionalização, e a forma como se manifestam no debate educacional. Em diferentes documentos recentes, a presença de conceitos como sociedade do conhecimento, trabalho imaterial, profissionalização e adaptação tem sido comum, embora com ênfases distintas. Outra questão que chama a atenção nessa produção é a presença de concepções culturalistas a informar o debate sobre o ensino médio. O ensino médio tem sido objeto de uma série de medidas legais que, entre outras coisas, anunciam o propósito da cidadania e da formação profissional. Várias questões têm assumido posição de destaque nesse debate e em seus processos de regulação.
Resumen : In this text we aim to discuss the concepts of knowledge and professionalization, and how they are expressed in educacional debate. In different recent documents the presence of concepts such as knowledge society, immaterial labour, professionalization and adaptation has been common, though with a distinct emphasis. The secondary school has been the subject of a series of legal measures that, among other things, proclaim the purpose of citizenship and professional training. Several issues have assumed a prominent position in this debate and in their regulatory processes. Another issue that grabs attention is the presence of culturalist conceptions guiding the debate about secondary school.
Palabras clave : Ensino médio
Conhecimento
Profissionalização
Secondary school
Knowledge
Professionalization
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5386
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v11i16.5386
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EnsinoMedioDebate.pdf625,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons