Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Gercina Ferreira da-
dc.creatorCRISTO, Moisés Levy Pinto-
dc.creatorSANTOS, Darlene da Silva Monteiro dos-
dc.date.accessioned2021-04-16T22:30:13Z-
dc.date.available2021-04-16T22:30:13Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationSILVA, Gercina Ferreira da; CRISTO, Moisés Levy Pinto; SANTOS, Darlene da Silva Monteiro dos. Escola confessional feminina na segunda metade do século XX: um estudo acerca do Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PA. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 111-123, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9559. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13153. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13153-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze some aspects about the installation of Educandário Nossa Senhora dos Anjos, in the second half of the 20th century, focused only on the formation of girls based on christian principles. The sources are Louro (1994; 2003), Del Priore (2000), Scott (1995), Foucault (2009), Perrot (1995). In the second half of the 20th century, european and american woman from the bourgeois classes began to occupy spaces in society, with the permission to contribute with activities in social assistance, in the care of people and in the education of children. This study highlights the need to raise research in the contribution of gender studies. In the 1950s, the local elite of Abaetetuba prioritized female education. Men and women received instruction in the same environment. This condition did not please catholic families. Therefore, an school for the instruction of girls is founded.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-16T22:29:02Z No. of bitstreams: 2 9559-32053-1-PB.pdf: 2902885 bytes, checksum: 3407f900322960df62ea28fa58decb74 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-16T22:30:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 9559-32053-1-PB.pdf: 2902885 bytes, checksum: 3407f900322960df62ea28fa58decb74 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-16T22:30:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9559-32053-1-PB.pdf: 2902885 bytes, checksum: 3407f900322960df62ea28fa58decb74 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9559pt_BR
dc.subjectEducandáriopt_BR
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectCatholic churchen
dc.subjectGenderen
dc.subjectFemale educationen
dc.titleEscola confessional feminina na segunda metade do século XX: um estudo acerca do Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PApt_BR
dc.title.alternativeFemale confessional school in the second half of the twentieth century: a study about Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PAen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794956412496654pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226566788236807pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5453905551209274pt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage111pt_BR
dcterms.citation.epage123pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v13i21.9559pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos referentes à instalação do Educandário Nossa Senhora dos Anjos, na segunda metade do século XX, voltado unicamente à formação de meninas com base em princípios cristãos. As fontes são Louro (1994; 2003), Del Priore (2000), Scott (1995), Foucault (2009), Perrot (1995). Na segunda metade do século XX, as mulheres das camadas burguesas europeias e americanas passaram a ocupar espaços na sociedade, com a permissão de contribuírem com atividades à assistência social, no cuidado de pessoas e na educação de crianças. Este estudo destaca a necessidade de serem levantadas pesquisas na contribuição dos estudos de gênero. Na década de 50, a elite local de Abaetetuba priorizava a educação feminina. Homens e mulheres recebiam instrução no mesmo ambiente. Essa condição não agradava às famílias católicas. Sendo assim, foi fundado um educandário para instrução de meninas.pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0818-3668pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7569-7592pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EscolaConfessionalFeminina.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons