Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13153
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : dic-2019
Autor(es): SILVA, Gercina Ferreira da
CRISTO, Moisés Levy Pinto
SANTOS, Darlene da Silva Monteiro dos
Título : Escola confessional feminina na segunda metade do século XX: um estudo acerca do Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PA
Otros títulos : Female confessional school in the second half of the twentieth century: a study about Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PA
Citación : SILVA, Gercina Ferreira da; CRISTO, Moisés Levy Pinto; SANTOS, Darlene da Silva Monteiro dos. Escola confessional feminina na segunda metade do século XX: um estudo acerca do Educandário Nossa Senhora dos Anjos/PA. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 111-123, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9559. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13153. Acesso em:.
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos referentes à instalação do Educandário Nossa Senhora dos Anjos, na segunda metade do século XX, voltado unicamente à formação de meninas com base em princípios cristãos. As fontes são Louro (1994; 2003), Del Priore (2000), Scott (1995), Foucault (2009), Perrot (1995). Na segunda metade do século XX, as mulheres das camadas burguesas europeias e americanas passaram a ocupar espaços na sociedade, com a permissão de contribuírem com atividades à assistência social, no cuidado de pessoas e na educação de crianças. Este estudo destaca a necessidade de serem levantadas pesquisas na contribuição dos estudos de gênero. Na década de 50, a elite local de Abaetetuba priorizava a educação feminina. Homens e mulheres recebiam instrução no mesmo ambiente. Essa condição não agradava às famílias católicas. Sendo assim, foi fundado um educandário para instrução de meninas.
Resumen : The present work aims to analyze some aspects about the installation of Educandário Nossa Senhora dos Anjos, in the second half of the 20th century, focused only on the formation of girls based on christian principles. The sources are Louro (1994; 2003), Del Priore (2000), Scott (1995), Foucault (2009), Perrot (1995). In the second half of the 20th century, european and american woman from the bourgeois classes began to occupy spaces in society, with the permission to contribute with activities in social assistance, in the care of people and in the education of children. This study highlights the need to raise research in the contribution of gender studies. In the 1950s, the local elite of Abaetetuba prioritized female education. Men and women received instruction in the same environment. This condition did not please catholic families. Therefore, an school for the instruction of girls is founded.
Palabras clave : Educandário
Igreja católica
Gênero
Educação feminina
Catholic church
Gender
Female education
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9559
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v13i21.9559
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EscolaConfessionalFeminina.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons