Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13163
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2019
Autor(es): PEIXOTO, Elenilce Reis Farias
ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Reflexões sobre pessoas surdas: problematizando a diferença
Título(s) alternativo(s): Reflections on deaf people: problematizing difference
Citar como: PEIXOTO, Elenilce Reis Farias; ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. Reflexões sobre pessoas surdas: problematizando a diferença. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 43-53, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9547. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13163. Acesso em:.
Resumo: Diante do contexto de inclusão nas universidades, as pessoas surdas trazem consigo uma língua distinta da que é compartilhada amplamente na academia por um grupo majoritariamente ouvinte. Pensar sobre essa questão linguística também implica nos modos de como olhar o outro. Assim, este trabalho possui como principal objetivo refletir sobre a língua de sinais como artefato cultural que demarca a diferença das pessoas surdas como sujeitos socioantropológicos. Para este trabalho, a base metodológica está ancorada em uma pesquisa exploratória, a partir da revisão bibliográfica. Os principais subsídios teóricos são Silva (2000), Bhabha (1991), Woodward (2000), Skliar (2003; 2013), Lacerda (2000; 2014), dentre outros. Os resultados apontam que é imprescindível conceber o surdo a partir de sua diferença linguística, suas identidades são construídas e marcadas por meio da diferença. A Libras, os surdos e suas experiências visuais determinam o conjunto de diferenças em relação a qualquer outro grupo de sujeitos.
Abstract: Faced with the context of inclusion in universities, deaf people bring with them a different language from which it is widely shared in the academy by a group that is mainly listening. Thinking about this linguistic issue also implies ways of looking at the other. Thus, this work has as main objective to reflect on the sign language as a cultural artifact that marks the difference of deaf people as socioanthropological subjects. For this work, the methodological basis is anchored in an exploratory research, based on the literature review. The main theoretical subsidies are Silva (2000), Bhabha (1991), Woodward (2000), Skliar (2003; 2013), Lacerda (2000; 2014), among others. The results show that it is essential to conceive the deaf from their linguistic difference, their identities are constructed and marked through difference. Libras, the deaf and their visual experiences, determine the set of differences in relation to any other group of subjects.
Palavras-chave: Surdo
Universidade
Diferença linguística
Alteridade
Deaf
University
Linguistic difference
Alterity
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9547
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v13i21.9547
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ReflexoesPessoasSurdas.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons