Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13163
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Dez-2019 |
Autor(es): | PEIXOTO, Elenilce Reis Farias ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Reflexões sobre pessoas surdas: problematizando a diferença |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on deaf people: problematizing difference |
Citar como: | PEIXOTO, Elenilce Reis Farias; ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. Reflexões sobre pessoas surdas: problematizando a diferença. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 43-53, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9547. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13163. Acesso em:. |
Resumo: | Diante do contexto de inclusão nas universidades, as pessoas surdas trazem consigo uma língua distinta da que é compartilhada amplamente na academia por um grupo majoritariamente ouvinte. Pensar sobre essa questão linguística também implica nos modos de como olhar o outro. Assim, este trabalho possui como principal objetivo refletir sobre a língua de sinais como artefato cultural que demarca a diferença das pessoas surdas como sujeitos socioantropológicos. Para este trabalho, a base metodológica está ancorada em uma pesquisa exploratória, a partir da revisão bibliográfica. Os principais subsídios teóricos são Silva (2000), Bhabha (1991), Woodward (2000), Skliar (2003; 2013), Lacerda (2000; 2014), dentre outros. Os resultados apontam que é imprescindível conceber o surdo a partir de sua diferença linguística, suas identidades são construídas e marcadas por meio da diferença. A Libras, os surdos e suas experiências visuais determinam o conjunto de diferenças em relação a qualquer outro grupo de sujeitos. |
Abstract: | Faced with the context of inclusion in universities, deaf people bring with them a different language from which it is widely shared in the academy by a group that is mainly listening. Thinking about this linguistic issue also implies ways of looking at the other. Thus, this work has as main objective to reflect on the sign language as a cultural artifact that marks the difference of deaf people as socioanthropological subjects. For this work, the methodological basis is anchored in an exploratory research, based on the literature review. The main theoretical subsidies are Silva (2000), Bhabha (1991), Woodward (2000), Skliar (2003; 2013), Lacerda (2000; 2014), among others. The results show that it is essential to conceive the deaf from their linguistic difference, their identities are constructed and marked through difference. Libras, the deaf and their visual experiences, determine the set of differences in relation to any other group of subjects. |
Palavras-chave: | Surdo Universidade Diferença linguística Alteridade Deaf University Linguistic difference Alterity |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9547 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v13i21.9547 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ReflexoesPessoasSurdas.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons