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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 25-jun-2020
Autor(es): SILVA, Wanessa Nogueira
metadata.dc.description.affiliation: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Pará
Primer Orientador: RAMOS, João Batista Santiago
Primer Coorientador: CRUZ, Carlos Renilton Freitas
Título : A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA
Otros títulos : School education and identity formation: a study in a multi-grade school in the municipality of Igarapé-Açu / PA
Citación : SILVA, Wanessa Nogueira. A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA. Orientador: João Batista Santiago Ramos. 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13169. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho objetiva compreender de que maneira a escola impacta na formação da identidade camponesa da comunidade de “São Luizinho”, analisando, assim, as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) da comunidade e verificando em que sentido incidem na formação e/ou valorização da identidade dos sujeitos do campo. O ponto de partida foi a seguinte questão: Qual tem sido o papel da escola na formação da identidade camponesa na comunidade “São Luizinho”, em Igarapé-Açu/Pa? Ressalta-se a necessidade da valorização e do incentivo da formação da identidade dos sujeitos do campo, considerando que o campo possui um passado de negação e silenciamento, sendo fortemente marcado pela luta contínua em prol da conquista e efetivação de seus direitos. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no paradigma qualitativo, tendo como o método, o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para o tratamento e a análise dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola multisseriada do meio rural do município de Igarapé-Açu/Pa. Os resultados indicam a importância do professor na formação da identidade dos alunos e, igualmente, na valorização do campo e do seu modo de vida. Destaca-se que a proposta curricular das escolas do meio rural não difere das escolas urbanas. Portanto, observa-se que, seguindo uma via contrária às reivindicações dos movimentos camponeses, não existe uma Educação do Campo, mas apenas uma Educação no Campo, pois todo esforço em valorizar o campo e fomentar uma identidade camponesa parte dos profissionais envolvidos nesse processo, não havendo um projeto institucional.
Resumen : This work aims to understand how the school impacts the formation of the peasant identity of the community of “São Luizinho”, thus analyzing the pedagogical practices of teachers in the community and verifying in what sense they impact on the construction and/or enhancing the identity of the subjects in the field. The starting point was the following question: What has been the role of the school in the formation of peasant identity in the “São Luizinho” community, in Igarapé-Açu/Pa? The need for valuing and encouraging the formation of the identity of the subjects in the field is emphasized, considering that the field has a past of denial and silencing, being strongly marked by the assiduous struggle for the conquest and enforcement of their rights. Methodologically, the research is carried out in the qualitative paradigm, using the method, the case study and data collection techniques, the semi structured interview and the focus group. For data treatment and analysis, content analysis is used. The locus of the research is a multi-grade rural school in the municipality of Igarapé- Açu / Pa. The results indicate the importance of the teacher in the formation of the students' identity and, equally, in the valorization of the field and their way of life. It is noteworthy that the curricular proposal of rural schools does not differ from urban schools. Therefore, it is observed that, following a path contrary to the demands of the peasant movements, there is no Education in the Countryside, but only Education in the Countryside, since every effort to value the countryside and foster a peasant identity is part of the professionals involved in this process, there is no institutional project.
Palabras clave : Identidade (Psicologia)
Práticas pedagógicas
Educação do campo
Igarapé-Açu (PA)
Identity (Psychology)
Pedagogical practices
Rural Education
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS ANTRÓPICOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E SABERES CULTURAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Castanhal
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: bibufpacastanhal@gmail.com
Aparece en las colecciones: Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal

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