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Tipo: Dissertação
Data do documento: 7-Jun-2020
Autor(es): FERREIRA, Marcus dos Reis
Primeiro(a) Orientador(a): VILLACORTA, Gisela Macambira
Primeiro(a) coorientador(a): FURTADO, Lourdes de Fátima Gonçalves
Título: “No meu sangue corre as águas desse mar”: o movimento do bloco Pretinhos do Mangue, Curuçá-PA, Amazônia
Citar como: FERREIRA, Marcus dos Reis. “No meu sangue corre as águas desse mar”: o movimento do bloco Pretinhos do Mangue, Curuçá-PA, Amazônia. Orientadora: Gisela Macambira Villacorta. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13177. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa busca discutir sobre a ideia de natureza produzida pelos brincantes-curuçaenses do bloco “Pretinhos do Mangue”, no Município de Curuçá – Região do Salgado Paraense. Para realizar essa discussão, parto das orientações teóricas da História Ambiental (ARNOLD, 2000; PÁDUA, 2010; WORSTER, 2015) e da Antropologia (CSORDAS, 2008; INGOLD, 2015). E, nessa perspectiva, a etnografia foi utilizada como caminho para experimentar as formas de habitar o ambiente, que estão presentes no desfile do bloco, no Carnaval (FABIAN, 2013; SALDI; WAGNER, 2013; PEIRANO, 2014; INGOLD, 2015). Nesse período, os interlocutores buscam apresentar os principais não humanos que habitam o ambiente da cidade e, também, enunciar o dia-a-dia do pescador artesanal. E essas experiênciasperceptivas do “salgado” paraense são materializadas por meio das suas alegorias: o “Caranguejo”, o “Guará”, a “Ostra” e a “Barraca do Avoado”. Contudo, é o uso da “lama” (“tijuco”e “tabatinga”) que tem chamado mais atenção dos “brincantes”, já que para eles a lama-no-corpo manifesta a experiência “ecológica” e a ideia de “preservação da natureza”. Nesse contexto, os meios de comunicação começaram a divulgar essa experiência com o manguezal que, por sua vez, passou a fomentar cada vez mais o deslocamento de turistas para participar do bloco. Com isso, nota-se que os brincantes-curuçaenses buscam levar a vida do “salgado” paraense para o seu desfile, a fim de “mostrar” essa experiência para “todos” que visitam o Carnaval de Curuçá. Assim, a lama do manguezal e as alegorias não são simples acessórios utilizados pelos brincantes-curuçaenses, uma vez que eles apresentam as suas ideias de natureza, no desfile do Pretinhos do Mangue.
Abstract: This research seeks to discuss about the idea of nature produced by the playful people from the “Pretinhos do Mangue” block, in Curuçá County-Region of the Salgado Paraense. To carry out this discussion, I start with the theoretical guidelines of Environmental History (ARNOLD, 2000; PÁDUA, 2010; WORSTER, 2015) and Anthropology (CSORDAS, 2008; INGOLD, 2015). And, in this perspective, ethnography was used as a way to experience the ways of dwell in the environment, which are present in the block parade, at Carnival (FABIAN, 2013; SALDI; WAGNER, 2013; PEIRANO, 2014; INGOLD, 2015). During this period, the interlocutors aim to present the main non-humans who inhabit the city environment, and, as well, to enunciate the day by day of the artisanal fisherman. And these perceptual experiences of the “salgado” from Pará are materialized through their allegories: the “Caranguejo”, the “Guará”, the “Ostra” and the “Barraca do Avoado”. However, it is the use of “mud” (“tijuco” and “tabatinga”) that has attracted the most attention from the “playful”, because for them the mud-in-body manifests the “ecological” experience and the idea of “nature preservation". In this context, the media began to publicize this experience with the mangrove swamp, which started to promote more and more tourists to participate in the block. With that, it is noticed that the playful-curuçaenses seek to take the life of the "salgado" paraense to their parade, in order to "show" this experience to "all" who visit the Curuçá Carnival. Thus, the mud of the mangrove swamp and the allegories are not simply accessories used by the playful-curuçaenses, since they present their ideas of nature, at the “Pretinhos do Mangue” parade.
Palavras-chave: Natureza
Meio ambiente
Carnaval
Vigia (PA)
Nature
Environment
Carnival
Área de Concentração: ESTUDOS ANTRÓPICOS
Linha de Pesquisa: AMBIENTES, SAÚDE E PRÁTICAS CULTURAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Castanhal
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Aparece nas coleções:Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal

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