Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13195
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : dic-2020
Autor(es): MORAES, Kauê Felippe de
OLIVEIRA, Bruna Rafaela Mendonça
FARIAS, Luciana de Nazaré
metadata.dc.description.affiliation: MORAES, K. F. Universidade Federal do Pará
Título : Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
Otros títulos : Teaching and inclusive resources for environmental education
Citación : MORAES, Kauê Felippe de; OLIVEIRA, Bruna Rafaela Mendonça; FARIAS, Luciana de Nazaré. Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 85-102, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9531. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13195. Acesso em:.
Resumen: Este artigo refere-se à utilização de recursos didáticos e inclusivos para o ensino de Meio Ambiente, experiência realizada em uma turma de discentes do PARFOR que atuam no Ensino Fundamental com a disciplina Biologia. Tem por objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por esses professores em formação que atuam com alunos com deficiência visual (cegos/baixa visão). A metodologia com base na pesquisa qualitativa, se deu em três diferentes etapas e culminou com a realização do workshop intitulado de “Recursos Didáticos e Inclusivos para o Ensino de Meio Ambiente”, onde foi construído e experimentado o uso de um “Dominó Inclusivo Sobre Meio Ambiente”. Os resultados apontam que os acadêmicos apresentam experiências na educação dos alunos deficientes visuais. Porém, ainda há dificuldades em promover a educação inclusiva no ensino regular.
Resumen : This article refers to the use of didactic and inclusive resources for the teaching of Environment, experience carried out in a class of PARFOR students who work in Primary Education with the discipline Biology. It aims to analyze the difficulties faced by these teachers who work with visually impaired students (blind/low vision). The methodology, based on qualitative research, took place in three different stages and culminated in the workshop entitled "Didactic and Inclusive Resources for Teaching the Environment", where the use of an "Inclusive Domino over the Environment" was built and experimented. The results show that the academics present experiences in the education of visually impaired students. However, there are still difficulties in promoting inclusive education in regular education.
Palabras clave : Deficiência visual
Educação inclusiva
Meio ambiente
Recursos didáticos
Visual impairment
Inclusive education
Environment
Didactic resources
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9531
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/mri.v14i23.9531
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_RecursosDidaticosInclusivos.pdf756,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons