Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13220
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 10-May-2017 |
metadata.dc.creator: | RIBEIRO, Rosineide Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ALVES, José Moysés |
Title: | Interdisciplinaridade e subjetividade: experiências de ensino vivenciadas por professores egressos do Clube de Ciências da UFPA |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | RIBEIRO, Rosineide Almeida. Interdisciplinaridade e subjetividade: experiências de ensino vivenciadas por professores egressos do Clube de Ciências da UFPA. Orientador: .Prof. Dr. José Moysés Alves. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13220. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de ciências interdisciplinar ainda é incomum em nossas escolas e também não são frequentes as oportunidades de formação do professor com esta perspectiva. No Clube de Ciências da UFPA, estagiários de diferentes licenciaturas trabalham em equipes multidisciplinares e tem oportunidades de realizar um ensino interdisciplinar. Me interessei por conhecer a contribuição desse estágio para o trabalho pedagógico posterior do egresso, na escola. Inspirada na Teoria da Subjetividade de González Rey, investiguei como as práticas pedagógicas interdisciplinares se configuram subjetivamente para professores de ciências, egressos do CCIUFPA e como eles avaliam a contribuição do referido estágio para suas concepções e práticas interdisciplinares atuais. Realizei uma pesquisa qualitativa, fundamentada na Epistemologia Qualitativa, que concebe a construção do conhecimento como um processo construtivo-interpretativo, valoriza o diálogo entre o pesquisador e os sujeitos participantes e considera legitima a produção de conhecimentos a partir de casos singulares. Apresento quatro estudos de caso de professores estagiários, cujas informações foram obtidas por meio de complementos de frases, redação e entrevistas individuais. Apesar da singularidade das experiências de cada estagiário, egresso do CCIUFPA, os resultados mostraram que os professores consideraram que o estágio no Clube de Ciências ampliou seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade, ensinou-os a enfrentar e superar dificuldades para realizar projetos interdisciplinares, favoreceu o planejamento e a valorização das atividades em equipe, a motivação dos sócios mirins, a contextualização dos conteúdos e o diálogo em sala de aula. Avaliaram que a experiência no CCIUFPA contribuiu para diversas características de sua prática atual, sendo que três dos professores relataram realizar, com dificuldades, um ensino interdisciplinar na escola. Estes resultados indicam que, apesar das diferenças marcantes entre os contextos educativos, a experiência de estágio no CCIUFPA ajuda os professores a produzirem sentidos subjetivos, que lhes permitem realizar, em algumas circunstâncias, um ensino interdisciplinar na escola. |
Abstract: | Interdisciplinary science education is still uncommon in our schools, and teacher training opportunities with this perspective are also infrequent. At the UFPA Science Club, trainees of different degrees work in multidisciplinary teams and have opportunities to carry out an interdisciplinary teaching. I was interested in knowing the contribution of this stage to the later pedagogical work of the egress in the school. Inspired by González Rey's Theory of Subjectivity, I investigated how the interdisciplinary pedagogical practices are subjectively configured for science teachers, graduates of the CCIUFPA and how they evaluate the contribution of this stage to their current interdisciplinary conceptions and practices. I carried out a qualitative research, based on Qualitative Epistemology, which conceives the construction of knowledge as a constructive-interpretative process, values the dialogue between the researcher and the participants and legitimizes the production of knowledge from singular cases. I present four case studies of trainee teachers, whose information was obtained through complements of sentences, essay and individual interviews. Despite the uniqueness of the experiences of each trainee, CCIUFPA egress, the results showed that the teachers consider that the science club internship taught to face and overcome difficulties to carry out interdisciplinary projects, extended their knowledge about interdisciplinarity, favored to value the planning of activities , The motivation of junior associates, the contextualization of contents and dialogue in the classroom. They evaluate that the experience in the CCIUFPA contributed to several characteristics of their current practice, and three of the teachers reported having to carry out, with difficulties, an interdisciplinary teaching in the school. These results indicate that, despite the marked differences between the educational contexts, the internship experience in CCIUFPA helps teachers to produce subjective meanings, which allow them to perform, in some circumstances, an interdisciplinary teaching in the school. |
Keywords: | Sentido subjetivo Ensino interdisciplinar Formação de professores Subjective sense Interdisciplinary teaching Teacher training |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
metadata.dc.subject.cnpq: | EDUCAÇÃO CIÊNCIAS - ESTUDO E ENSINO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InterdisciplinaridadeSubjetividadeExperencias_Dissertacao.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.