Currículo menor de ciências: atravessamentos por uma escola ribeirinha da Amazônia Tocantina Paraense

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2019-04-30

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Universidade Federal do Pará

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CORRÊA, Edilena Maria. Currículo menor de ciências: atravessamentos por uma escola ribeirinha da Amazônia Tocantina Paraense. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2019. 267 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13290. Acesso em:.

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Um currículo é um modo de vida, de existência, um espaço de experimentar, de fazer e de produzir. Um currículo é uma discursividade, é um processo de produção. Um currículo é vida. Nas práticas educativas habitam vidas, fazeres em movimentos, um currículo de ciências assim como um currículo em outras áreas de saberes sempre é um processo de inventividade. Para esse processo de pesquisa-criação a ideia advém pelo argumento de que o currículo de ciências é vida, embora esteja oficialmente nas malhas duras e sedentárias. A ciência é um saber também produzido na inventividade como qualquer outro. Dessa forma, o currículo de ciências que se pontua nessa pesquisa vem pelas linhas menores, agenciado por potências vivas das vidas comunitárias, dos modos de produção alimentares e processos singulares dessas vidas que cruzam o ambiente escolar ribeirinho. Entendendo o currículo de ciências atravessado pelo saber escolar e os saberes habituais de uma comunidade ribeirinha da Amazônia Tocantina Paraense. A pesquisa invenção se deu entre moradores da Ilha de Pacuí de Cima, município de Cametá-Pa, na Escola Professor Fulgêncio Wanzeler e teve como questões disparadoras: que potências um currículo menor de ciências oferece para o alargamento das práticas educativas? O que podem as práticas menores de um currículo de ciências? Como o currículo de ciências menor se produz pelas singularidades? A pesquisa invenção tem como objetivo criar, singularmente, um currículo de ciências menor atravessado por n’composições de saberes que arrastam a ciência para outras visibilidades no espaço da escola da Ilha de Pacuí. A ideia é pensar um programa de experimentação que ofereça vozes às heterotopias. Dessa forma, a pesquisa vem cruzada pelo pensamento teórico da Filosofia da diferença deleuziana por modos de variações e deslocamentos conceituais, também promove um esforço de criação poética de um caderno de professora/estudantes atravessado pelas potências curriculares de ciências em variação de uma escola ribeirinha da Amazônia Tocantina Paraense. O processo poético do caderno é atravessado pela criação de um currículo menor de ciências no envolvimento de práticas escolares no ambiente amazônico. Além disso, a Tese agencia, poeticamente, imagens diversas, desenhos, colagens, digressões entre atravessamentos das águas e fotografias. A Tese também produz, amadoramente, um caderno de imagens fotográficas, registros diários dos meus atravessamentos entre a escola e a comunidade que dar a pensar o currículo de ciências. Como aposta de passagem-conclusão, a tese criação entende que um currículo menor não é um modelo a ser seguido, nem um pacote engradado se saberes acabados. O currículo menor de ciências que atravessa a tese criação atenta para as linhas da singularidade, como um programa de experimentação que atravessa a vitalidade de cada escola, professor, estudante. Uma aposta nas aberturas das práticas curriculares de ciências.

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CORRÊA, Edilena Maria. Currículo menor de ciências: atravessamentos por uma escola ribeirinha da Amazônia Tocantina Paraense. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2019. 267 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13290. Acesso em:.