Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Alcirley Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-07-24T00:29:34Z-
dc.date.available2021-07-24T00:29:34Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Alcirley Rodrigues. Articulação entre conhecimentos matemático e didático do professor. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13332. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13332-
dc.description.abstractThis paper deals with the knowledge relation between the mathematical and didactic of teachers who underwent the selective process of the Graduate Program in Education in Science and Mathematics at the master's level of the Federal University of Pará. With the pretension of investigating how teachers candidates to the academic masters associate specific knowledge of mathematics, added to their practice, to the knowledge of the Mathematics Education Area. It is a qualitative research based on the Theories Anthropological Didactics (TAD) and Anthropological Theory of the Relationship of Knowing and Learning (TARSA). The results show that the articulation between these two theories can reveal the relations between the knowledge treated here.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-07-24T00:29:20Z No. of bitstreams: 1 ArticulacaoConhecimentosMatemático_Dissertacao.pdf: 5824549 bytes, checksum: 998139c0a8ca4fd6be9fa88f6114134d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-07-24T00:29:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ArticulacaoConhecimentosMatemático_Dissertacao.pdf: 5824549 bytes, checksum: 998139c0a8ca4fd6be9fa88f6114134d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-24T00:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArticulacaoConhecimentosMatemático_Dissertacao.pdf: 5824549 bytes, checksum: 998139c0a8ca4fd6be9fa88f6114134d (MD5) Previous issue date: 2018-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectConhecimento teóricopt_BR
dc.subjectConhecimento matemáticopt_BR
dc.subjectConhecimento matemático-didáticopt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectTheoretical knowledgept_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.subjectMathematical-didactic knowledgept_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.titleArticulação entre conhecimentos matemático e didático do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqMATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.advisor1NUNES, José Messildo Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1378273724626305pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da relação do conhecimento entre o matemático e didático de professores que se submeteram ao processo seletivo do programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática em nível de mestrado da Universidade Federal do Pará. Com a pretensão de investigar como os professores candidatos ao mestrado acadêmico associam conhecimentos específicos da matemática, agregados a sua prática, a conhecimentos da Área da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa alicerçada nas Teorias Antropológica do Didático (TAD) e Teoria Antropológica da Relação do Saber e do Aprender (TARSA). Os resultados evidenciam que à articulação entre essas duas teorias podem revelar a relações entre os conhecimentos aqui tratados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9492-4914pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArticulacaoConhecimentosMatemático_Dissertacao.pdf5,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.