Práticas investigativas na formação de futuros professores de matemática

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2017-07-12

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Universidade Federal do Pará

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BACURY, Gerson Ribeiro. Práticas investigativas na formação de futuros professores de matemática. Orientador: Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13334. Acesso em:.

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As vivências, experiências e reflexões provenientes do contato com o real contexto da sala de aula, configuram-se como essenciais no processo de tornar-se professor de Matemática. Nessa perspectiva, se faz necessário que a disciplina de Estágio Supervisionado propicie oportunidades, estabelecendo nexos entre os conhecimentos teóricos adquiridos durante o processo de formação do futuro professor de Matemática e a realidade das escolas de Educação Básica, consolidando as relações presentes no fazer docente, de modo a materializá-las em ações mobilizadoras, nas salas de aula. Consideramos a realização das Práticas Investigativas, constituídas no Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat), balizadas pelo trabalho colaborativo crítico reflexivo, como o catalizador de mudança e transformação nas atitudes docentes dos futuros professores de Matemática. A partir destes, buscamos o entendimento para responder à questão que norteou esta pesquisa: Qual(is) a(s) relação(ões) entre as Práticas Investigativas e as mudanças e transformações na formação de futuros professores de Matemática? Para tanto, objetivamos: Analisar a relação entre a introdução da Prática Investigativa e as mudanças e transformações na formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, durante o Estágio Supervisionado. Nesse sentido, recorremos aos aportes teóricos realizados, primeiramente, o mapeamento em teses e em dissertações que abordam o Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática; e, em seguida, recorremos a artigos científicos de periódicos especializados na área da Educação Matemática. Dessa forma, a investigação se desenvolveu de modo a constituir uma compreensão epistêmica acerca das Práticas Investigativas em Educação Matemática. O caminho metodológico percorrido para atender ao nosso objetivo e, portanto, responder à questão de pesquisa, foi trilhado pela pesquisa colaborativa, na perspectiva crítico reflexiva, proposta por Ferreira (2012a) e Ibiapina (2008), junto aos onze partícipes – acadêmicos regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os resultados obtidos em sessões reflexivas evidenciaram que só é possível configurar o Estágio Supervisionado em agente mobilizador de mudança e de transformação nas atitudes docentes de futuros professores de Matemática, desde que se efetive por meio das Práticas Investigativas em Educação Matemática, como a materialização efetiva da relação teoria e prática; do conteúdo matemático e da ação pedagógica – tão discutidos na academia – mediadas por um grupo de estudos e pesquisas, pautado no trabalho colaborativo crítico reflexivo, integrando o professor coordenador da disciplina, os estagiários e os estudantes das escolas parceiras.

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BACURY, Gerson Ribeiro. Práticas investigativas na formação de futuros professores de matemática. Orientador: Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13334. Acesso em:.