Ensino com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente em uma escola de origem agrotécnica

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2018-03-28

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Universidade Federal do Pará

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SANTOS, Deusivaldo Aguiar. Ensino com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente em uma escola de origem agrotécnica. Orientador: Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito. 2018. 204 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13361. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa tem como objetivo analisar práticas pedagógicas no contexto da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma escola de origem agrotécnica construída no modelo escola-fazenda sob princípios eminentemente tecnicistas, localizada na cidade de Codó no Estado do Maranhão. Admitindo a hipótese de que há indícios da abordagem CTSA nessa escola, esta investigação é pautada na seguinte questão: Como uma escola de origem agrotécnica, predominantemente tecnicista, incorpora elementos da orientação CTSA? A pesquisa é de natureza qualitativa, que adota também informações quantitativas em apoio, quando necessário. A metodologia utilizada na investigação baseou-se na análise de conteúdo de Laurence Bardin, com uso de palavras-chave na procura de elementos indicativos da abordagem CTSA como primeiro nível de análise e leitura aprofundada do texto quando havia indicativos do contexto CTSA, mas que não possuíam termos característicos do nesse campo. Nesses termos, as análises das investigações estão fundamentadas em dois eixos: primeiro eixo - Documentos, incluindo Programa de Desenvolvimento Institucional, Projetos Político Pedagógicos de cursos técnicos do ensino médio e cursos superiores e Planos de Ensino; segundo eixo - Projetos e Eventos, que inclui os projetos de pesquisa e os eventos científicos e pedagógicos. Nesse contexto, o livro didático tem espaço de destaque e entrevistas são utilizadas para reforçar as ideias em cada eixo. Os resultados obtidos confirmam a tese de que existem elementos da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nas práticas pedagógicas e no cotidiano da instituição pesquisada, materializados em planos de ensino, aulas práticas interdisciplinares, eventos e projetos de pesquisa. Esses elementos são potencializados pelas vivências profissionais diferenciadas de alguns docentes, pelo livro didático e pelas orientações nacionais. Finalmente, entendo que esta pesquisa pode estimular iniciativas no contexto CTSA que sejam adequadas às novas orientações educacionais e que, com isso, provoquem mudanças mais profundas nas ações pedagógicas em escolas predominantemente tecnicistas.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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SANTOS, Deusivaldo Aguiar. Ensino com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente em uma escola de origem agrotécnica. Orientador: Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito. 2018. 204 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13361. Acesso em:.