Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970)

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2016-02-28

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Universidade Federal do Pará

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MOIA, Romulo Everton de Carvalho. Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970). Orientadora: Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13376. Acesso em:.

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O trabalho intitulado “Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970)” teve como objetivos investigar e compreender a memória das práticas educativas no ensino da matemática nos anos iniciais da escolarização no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas (GEDRS) no período de aproximadamente vinte anos, compreendido entre as décadas de 1960 e 1970. Para tanto, tive que compreender o processo de implantação dos grupos escolares, identificar e selecionar práticas de registros docentes; e, por fim, discriminar e traçar o perfil dos professores que ensinaram matemática no período de 1960 a 1970. A pesquisa seguiu uma abordagem baseada na história cultural com ênfase na história das instituições e na história das disciplinas escolares. Nesse sentido foram realizadas entrevistas com professores e alunos das séries iniciais, atualmente denominado primeiro ciclo do Ensino Fundamental, que vivenciaram as rotinas do GEDRS no período pesquisado. Os dados foram obtidos por meio de gravações de conversas semiestruturadas, relatos escritos de ex-aluna e registros fotográficos no arquivo do grupo. Outras fontes também colaboraram: referenciais bibliográficos, documentos oficiais, artigos, etc. Os resultados da pesquisa demonstraram que algumas metodologias de ensino de matemática, como a inserção do livro didático nas escolas, não foram adotadas por alguns motivos, por exemplo, o GEDRS não foi agraciado pelas novas políticas por um descaso das autoridades em relação a busca pela melhoria e adequação do ensino.

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MOIA, Romulo Everton de Carvalho. Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970). Orientadora: Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13376. Acesso em:.