O uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-04-07

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MENEZES, Rhômulo Oliveira. O uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Orientador: Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13384. Acesso em:.

DOI

Neste trabalho investiguei o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática por alunos da graduação do curso de Licenciatura em Matemática. Assim, realizei uma pesquisa qualitativa, coletando dados do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM/CUNCAST/UFPA), dos quais encontrei registros (físicos, digitais, audiovisuais) produzidos por alunos da graduação do curso de Licenciatura em Matemática, que desenvolverem atividades de Modelagem Matemática. Por serem registros oriundos de diferentes técnicas de documentação e gravação, optei pela “triangulação de dados” para análise desses registros. Reunir e analisar os registros diários e os registros de apresentação possibilitou escolher três atividades de Modelagem Matemática. Com a descrição dessas atividades pude analisá-las segundo duas etapas. Na primeira etapa, pontuo momentos do desenvolvimento das atividades de Modelagem Matemática em que houve o uso de tecnologias digitais, ou então em momentos em que os alunos por conta desse uso tomaram decisões que repercutiram no processo de Modelagem Matemática. Já na segunda etapa, trago recortes extraídos da primeira etapa, na qual estabeleço discussões embasadas em Lévy, Asmann e outros. Essas análises apontaram, na interação dos alunos e da professora mediadora com os modelos digitais e informáticos, oportunidades de tomadas de decisão sobre os caminhos a serem percorridos no desenvolvimento das atividades de Modelagem Matemática. Outro aspecto forte pontuado nas discussões foi o ganho na viabilidade de temáticas de investigação recentes que a Modelagem Matemática teve com a popularização da Internet como fonte de pesquisa.

Agência de Fomento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

MENEZES, Rhômulo Oliveira. O uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Orientador: Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13384. Acesso em:.