A travessia dos saberes tradicionais amazônicos: um estudo centrado na cultura do cacau de várzea, no Território do Baixo Tocantins/ PA.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-09-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

VIANA, Ana Letícia Nascimento. A travessia dos saberes tradicionais amazônicos: um estudo centrado na cultura do cacau de várzea, no Território do Baixo Tocantins/ PA.. Orientador: SIMÕES, Aquiles Vasconcelos. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13461. Acesso em:.

DOI

A cultura do cacau na Amazônia surge desde o período colonial, com o processo de ocupação dos territórios e exploração das drogas do sertão, onde nas cabeceiras do rio Amazonas se expandiu em duas direções: para o norte, seguiu pelo vale do Orinoco, penetrando na América Central e no sul do México; para o sul, correu pela bacia do Amazonas. No Baixo Tocantins, considerado como um dos mais antigos e bem estabelecidos espaços da colonização portuguesa na Amazônia, passou a coexistir com o tradicional extrativismo do cacau e de outras “drogas do sertão”, caracterizando a economia amazônica. No entanto, os saberes dos produtores de cacau que vivem nas comunidades, em sintonia com a floresta, podem ter sofrido influências ao longo da história. Assim, buscou-se com este estudo analisar como se constituem os saberes dos produtores que cultivam o cacau de várzea, no território do Baixo Tocantins. Tal perspectiva volta o olhar para a importância do cacau, vislumbrando o seu valor histórico e ressaltando como elemento de subsistência e que contribui para o desenvolvimento local. Com esse propósito, a agroecologia foi ressaltada como importante aliada à inovação tecnológica, contribuindo para o equilíbrio ambiental. Nesse sentido, apreendeu-se que os saberes tradicionais aliados as inovações tecnológicas, como a agroecologia, possibilitam o processo endógeno de forma sustentável. Para tanto, este estudo se organizou de forma qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, e incluiu pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas aos produtores de cacau de várzea. O procedimento metodológico incluiu levantamento bibliográfico e documental, tendo como referencial analítico os fatores históricos, culturais, sociais, ambientais e espaciais pertinentes à implantação e expansão da cultura do cacau de várzea no território. O trabalho está estruturado em três capítulos, denominados “Travessia”. Como produtos deste trabalho são apresentadas uma ficha agroecológica e uma cartilha agroecológica, visando promover e assegurar a agricultura de forma sustentável, com base em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, minimizando os impactos negativos que afetam o meio ambiente, servindo como guias aos produtores de cacau.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

VIANA, Ana Letícia Nascimento. A travessia dos saberes tradicionais amazônicos: um estudo centrado na cultura do cacau de várzea, no Território do Baixo Tocantins/ PA.. Orientador: SIMÕES, Aquiles Vasconcelos. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13461. Acesso em:.