Mapeamento de perdas no processo de manutenção de ar condicionado automotivo com uso da escala likert e lógica difusa

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14-10-2020

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CAMPOS, Wiliams de Souza. Mapeamento de perdas no processo de manutenção de ar condicionado automotivo com uso da escala Likert e lógica difusa. Orientador: Edilson Marques Magalhães. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13619. Acesso em:.

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A busca por uma gestão eficiente, é uma das principais preocupações nas empresas. Por isso, eliminar perdas na manutenção pode ser efetuada no momento em que há outra maneira de se executar uma tarefa. O delineamento da pesquisa foi de estudo de caso exploratório. O objetivo foi mapear o tipo de perda critica em um processo de manutenção automotiva nas funções operação e processo, avaliando os fatores que influenciam essa perda no fluxo de materiais e serviços. A metodologia foi dividida em três fases. A primeira fase foi a coleta de dados, através de instrumentos de investigação e ferramentas da qualidade. A segunda fase foi para realizar o mapeamento no posto de trabalho, tarefas e perdas na operação e no processo, para identificar e priorizar as variáveis críticas influenciadoras das perdas identificadas. A terceira fase foi para medir e avaliar as variáveis críticas com o uso da escala Likert e lógica Fuzzy. O resultado do mapeamento foi a identificação da perda crítica, classificada como “espera”. O problema relacionado a essa perda são os veículos parados na oficina por falta de peça com um tempo de atravessamento simples de 3 dias. Os índices de atraso para a entrega obtida na avaliação da escala de Likert é de 48,8% e na Lógica Fuzzy é 50%, tais resultados mostraram que a diferença entre os dois métodos é baixa, confirmando assim, a realidade do processo.

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Universidade Federal do Pará

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UFPA

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