Práticas de gestão da qualidade e desempenho empresarial nas organizações através do programa de certificação de empresas (PROCEM) do Maranhão

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2020-02-06

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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MALUF, Rachid Santos. Práticas de gestão da qualidade e desempenho empresarial nas organizações através do Programa de Certificação de Empresas (PROCEM) do Maranhão. Orientador: Rui Nelson Otoni Magno. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13703. Acesso em:.

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As organizações buscam se adaptar diariamente ao mercado competitivo adotando estratégias de desenvolvimento e postura de crescimento para tornar-se competitivas. Dentre as estratégias, a otimização de processos por meio de um sistema de gestão eficaz é um diferencial para atrair potenciais clientes e manter os atuais além da redução de custos e ganhos financeiros. O propósito deste estudo foi analisar as práticas estratégicas adotadas e o desempenho empresarial adquiridos nas empresas a partir da busca pelo Programa de Certificação de Empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa, sendo aplicado um questionário de 23 perguntas objetivas e 03 perguntas subjetivas complementares a uma amostra de 40 empresas do total populacional de 80 empresas escolhidas por possuírem pelo menos três anos de participação no Programa. O questionário foi enviado por e-mail e por meio de visitas. Os dados coletados foram analisados por meio de tabelas e gráficos. Constatou-se por meio dos resultados obtidos, que após a certificação no PROCEM as empresas melhoraram seu desempenho significativamente, em especial no tocante ao aprimoramento dos processos de produção ou serviço, ao tempo das entregas, o relacionamento com fornecedores, a satisfação de clientes e à integração com outras disciplinas do Programa. Verificou-se que no contexto das empresas entrevistadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva.

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MALUF, Rachid Santos. Práticas de gestão da qualidade e desempenho empresarial nas organizações através do Programa de Certificação de Empresas (PROCEM) do Maranhão. Orientador: Rui Nelson Otoni Magno. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13703. Acesso em:.